segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Lobão afirma que projeto da Refinaria Premium I em Bacabeira é uma realidade contestada pela classe política

    O ministro das Minas e Energia, Edison Lobão, ocupou nesta segunda-feira, 27, parte do programa "Ponto Final" da Mirante AM, do Sistema Mirante de Comunicação, da família Sarney, para mais uma vez afastar o ceticismo da população do estado do Maranhão com a conclusão das obras da refinaria Premium I, em Bacabeira. Lobão garantiu que o cronograma segue sem atropelos e ainda relatou conversas com a presidente Dilma e ministros sempre reivindicando obras para o estado que o reelegeu senador em 2010.
     Entre elas a duplicação da BR-135, transformada em lenda urbana, rivalizando com as carroagens puxadas por mulas-sem-cabeça de Ana Jansen.
    A refinaria foi e continuará a ser plataforma eleitoral da presidente Dilma Rousse, do senador Edison Lobãoe do grupo Sarney no estado do Maranhão nas eleições de 2014. Os esclarecimentos do ministro Lobão constratam com o de pessoas que nenhum envolvimento político possuem com o estado. É o caso do engenheiro civil e consultor Humberto Viana Guimarães,  formado pela Fundação Mineira de Educação e Cultura, com especialização em estruturas de concreto, geração de energia, saneamento e materiais explosivos que relatou suas impressões de viagem ao Maranhão no site do Jornal do Brasil na semana passada.
Confira o depoimento do engenheiro:
Bacabeira (MA), refinaria Premium I e os políticos
A verdade por mais desagradável que seja, não pode ser omitida
Humberto Viana Guimarães*
    É importante observar que essa refinaria teve a sua pedra fundamental lançada, com toda pompa e a presença de Lula e Dilma
    É importante observar que essa refinaria teve a sua pedra fundamental lançada, com toda pompa e circunstância e muita festança no dia 15 de janeiro de 2010, na Fazenda Cristalândia, com a presença do ex-presidente da república Luiz Inácio Lula da Silva e da então ministra-chefe da Casa Civil e atual presidente Dilma Rousseff. Também estiveram na solenidade outras tantas autoridades e políticos, como o ministro de Minas e Energia Edison Lobão, a governadora Roseana Sarney e o senador José Sarney. A promessa era que a obra seria concluí­da até 2015 (www.casacivil.gov.br, 21/01/2010).
No entanto, de acordo ao Plano de Negócios (PN) da Petrobras 2012-2016, apresentado oficialmente pela presidente da empresa, Graça Foster, em 25 de junho deste ano, está muito bem detalhado o cronograma das quatro refinarias programadas pela estatal.
    Das refinarias previstas anteriormente, serão concluí­das somente duas: 1) a refinaria do Nordeste - Rnest (PE), sendo o 1º Trem em novembro de 2014 e o 2º Trem em maio de 2015; e b) o 1º Trem do Comperj, em abril de 2015 (essa data foi tirada do 4º Balanço do PAC 2, Capítulo 5, Eixo Energia, 26/07/12, visto que no PN da Petrobras não consta a mesma).
    No que se refere à conclusão das demais refinarias o PN não deixa dúvida: às refinarias Premium I, Premium II e o 2º Trem do Comperj são projetos em avaliação (não serão concluí­dos antes de 2017). E acrescenta que nenhuma nova refinaria será implantada até que tenhamos confiança de atingir menor CAPEX e retorno adequado em alinhamento às métricas internacionais. Portanto, no próximo balanço do PAC 2, o mesmo precisa ser corrigido, pois na página 30/40 consta que a Premium I entrará em operação em 30/10/2017.
    Fiz essa explanação a respeito do cronograma de construção das refinarias, pois, no que se refere à Premium I, não só a população da capital São Luí­s, mas, também a de Bacabeira - onde será construí­da a refinaria de Rosário - e outras tantas cidades da redondeza estão sendo manipulada pelos polí­ticos em geral, que insistem em passar a falsa informação de que a tão sonhada refinaria será concluí­da até 2015, conforme foi prometido em janeiro de 2010.
    Minha afirmação é resultado da visita que fiz à região, onde conversei com várias pessoas de todos os setores para se ter o sentimento e suas expectativas em relação a esse importante empreendimento.
Nota: para chegar a Bacabeira, tive que enfrentar a perigosí­ssima BR135, única saí­da da capital São Luí­s que, não obstante a sua enorme importância para o estado, só tem uma pequena parte duplicada; o restante tem somente duas pistas com intenso tráfego de todo tipo de veículo e que, segundo informações dos motoristas que fazem o trajeto em carros particulares, vans e caminhões, é rara a semana em que não acontece um acidente fatal. Como explicar tamanha desí­dia com a vida humana por parte dos governantes? A resposta está na ponta da língua de qualquer cidadão maranhense: se os políticos fizessem essa perigosa viagem, no dia seguinte providenciariam a duplicação.
    Confesso que a minha maior surpresa e decepção foi constatar que ninguém, absolutamente ninguém, conhecia ou tinha ouvido falar do Plano de Negócios da Petrobras e sabia que a construção da refinaria Premium I tinha sido postergada para além de 2017. A única informação que a população tem é aquela que lhe é passada pelos políticos mal intencionados. Existe até posto de recrutamento, com fila, em Bacabeira!
    Acredito que essa desinformação se deva à conjunção de dois fatores: os principais meios de comunicação do Maranhão são controlados pelos dois principais grupos que dominam a política local há décadas e, portanto, só divulgam o que lhes interessa para angariar votos dos eleitores desinformados e à baixa conectividade da população à internet que, de acordo ao excelente estudo divulgado em 31 de julho deste ano pelo Centro de Polí­tica Sociais da Fundação Getúlio Vargas O Íní­cio, o Fim, e o Meio Digital: Cobertura, Capacidade e Convergência (www.fgv.br/cps), coloca o Maranhão com somente 26,87% (pg. 34/78), na lanterna entre os 26 estados e o Distrito Federal.

    A péssima conectividade explica a baixa penetração das redes sociais que hoje em dia fazem circular as notí­cias com rapidez e interagem as populações.
    Conclusão: tendo em vista a desinformação (quase) total da população do Maranhão em relação à construção da refinaria Premium I, acredito que seria de bom tom que a Petrobras fizesse ampla divulgação do seu Plano de Negócios na mí­dia do estado, enfatizando o cronograma de execução das refinarias, evitando assim que os políticos distorçam a realidade com fins puramente eleitoreiros, o que prejudica a imagem da empresa.
    A verdade por mais desagradável que seja, não pode ser omitida.
*Humberto Viana Guimarães