quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Festival Varilux de Cinema Francês 2012 - Programação em São Luís desta quarta,22

CINESYSTEM - Rio Anil Shopping (Av. S. Luís Rei de França - Cohab)

SESSÃO:14h00
                                                    AMERICANO (Americano)
Direção: Mathieu Demy. Produção: 2012 - Drama/Aventura - 1h35
Com: Mathieu Demy, Salma Hayek
Sinopse:Após o comunicado da morte da mãe, Martin precisa viajar para os Estados Unidos, onde nasceu, para resolver as questões do enterro e também da herança deixada por ela. É quando ele descobre que sua ausência abriu espaço para que Lola, uma dançarina de boate, entrasse na vida da sua própria mãe.
CURIOSIDADES
Há coragem e elegância suficientes em « Americano » para pensar que esse sonho não é em vão. Jacques Mandelbaum - Le Monde
 
SESSÃO:15h55
ADEUS BERTHE OU O ENTERRO DA VOVÓ (Adieu Berthe ou l'enterrement de Mémé)
Direção: Bruno Podalydès. Produção: 2012 – Comédia – 1h40
Com: Denis Podalydès, Isabelle Candelier, Valérie Lemercier
Sinopse: Vovó morreu. Berthe não existe mais. Armand tinha esquecido "um pouco" a sua avó... Farmacêutico, ele trabalha com a esposa, Hélène, em Chatou. Numa gaveta de remédios, Armand esconde acessórios de magia, pois ele prepara, em segredo, uma mágica para o aniversário da filha... da sua amante Alix. E a vovó nisso tudo? Será enterrada ou cremada? Quem era Berthe?
CURIOSIDADES
Isabelle Candelier acaba de confirmar sua presença no Festival desse ano. Ela atua na comédia Adeus Berthe ou O Enterro da vovó junto a Valérie Lemercier.
"O filme todo é de uma transparência e generosidade total e abaladora em relação aos personagens. (...) Lágrimas de riso e de tristeza sobem alternadamente aos olhos. Os diálogos oscilam entre palavras agradavelmente loucas, reinventadas (...) e outras incrivelmente bem colocadas, suaves e dolorosas, francas e justas." Amélie Dubois, Les Inrockuptibles
SESSÃO: 19h05
                                          A FILHA DO PAI (La fille du puisatier)
Direção: Daniel Auteuil Produção:2011 – Drama – 1h47

Com: Astrid Berges-Frisbey, Daniel Auteuil, Nicolas Duvauchelle
Sinopse:1939, Patricia, a filha do poceiro Pascal Amoretti engravida de Jacques Mazel, jovem aviador, rapaz de boa família. Esse último é mobilizado e seus pais se recusam a reconhecer a criança. Amoretti expulsa a filha de casa. Pouco depois, Jacques Mazel desaparece, pois seu avião sofre um acidente atrás das linhas alemães. Após o armistício, os Mazel tentam se reconciliar com Amoretti, com muita dificuldade, na esperança de recuperar um pouco do filho na criança que rejeitaram de forma tão desprezível.
Esse filme é inspirado no livro de Marcel Pagnol, que já tinha adaptado seu próprio romance para o cinema em 1940, em plena guerra. O livro e o filme fazem parte dos grandes clássicos populares franceses.
CURIOSIDADE
SAstrid Berges Frisbey estará no Brasil durante o Festival promovendo seu filme, A Filha do Pai.
Daniel Auteuil se mostra digno do grande Marcel e de Claude Berri. Seu filme, magnífico em humanidade, faz com que ele realize um dos seus papéis mais bonitos. Alain Spira – Paris Match
 
SESSÃO: 21h05
                                                          POLISSIA (Polisse)
Direção: Maïwenn. Produção: 2011 - Drama - 2h07
Com: Joey Starr, Karin Viard
Sinopse: O cotidiano de policiais que trabalham na Brigada de Proteção a Menores e devem conciliar a difícil realidade que confrontam no seu dia-a-dia com suas vidas privadas.
Não recomendado para menores de 14 anos.
CURIOSIDADES
A grafia do título faz referência a um erro ortográfico, associado a escrita infantil, que, na verdade, foi feita pelo filho da diretora.
ASSISTA AO TRAILER: