sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Ibope divulga primeira pesquisa eleitoral realizada em São Luís e Imperatriz nesta sexta pelo Sistema Mirante

    Com exceção de Natal (RN) e Goiânia (GO) o Instituto Ibope Inteligência realizou pesquisa eleitoral em todas as capitais brasileiras. A maioria delas na segunda quinzena de agosto às véspera do início do período eleitoral ou imediatamente após.
    De Macapá (AP) a Porto Alegre (RS) as pesquisas de intenção de votos foram encomendadas por sistemas de comunicação cujo canal de  televisão é afiliado da Rede Globo.
   Em São Paulo, Palmas (TO), Recife (PE), Fortaleza (CE) e Curitiba (PR) desde o início do ano foram realizados três levantamentos pelo Ibope para aferir a posição de candidatos na corrida eleitoral pela prefeitura. Salvador (BA), Rio de Janeiro (RJ) e Belo Horizonte (MG) o Ibope já mediu a intenção de votos em duas pesquisas. Em alguns o cenário estava somente no esboço.
    As pesquisas realizadas pelo Ibope em São Luís e Imperatriz, dois dos principais colégios eleitorais do Maranhão, devem ser divulgadas ao meio-dia pela TV Mirante, do Sistema Mirante de Comunicação. Houve adiamento da divulgação, prevista anteriormente para a noite de quinta-feira,23. Questionários sem tabulação teriam provocado a transferência de data de conclusão das pesquisas.
    Desde janeiro deste ano a Escutec, instituto de pesquisa maranhenses, formalizou seis registros de levantamentos junto ao Justiça Eleitoral.