quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Centenário de Luiz Gonzaga - João do Vale, Nonato Buzar e Catulo da Paixão Cearense estão no repertório do Rei do Baião

    Em sua discografia Luiz Gonzaga incluiu composições de três maranhenses: João do Vale, Nonato Buzar e Catulo da Paixão Cearense. Todos as músicas foram gravadas na era dos 78 rpm e em Long-plays., alguns deles relançados em CDs.
    Ainda em 78 rpm Luiz Gonzaga gravou, em 1962, "De Teresina a São Luis", xote de João do Vale e Helena Gonzaga. Naquele mesmo ano a RCA lançou o LP "O Véio Macho" que inclui a composição do maranhense no repertório de oito músicas do disco.
    No ano seguinte, no LP - RCA "Pisa no pilão (Festa do milho) gravaria o baião "Pronde Tu Vai", de João do Vale e Sebastião Rodrigues.
    Em 1964, no "Sanfona do Povo" (RCA), gravou duas músicas de João do Vale: "Não foi surpesa" (parceira do pedreirense com João Silva) e "Fogo do Paraná" ( parceria com Helena Gonzaga).
    De Nonato Buzar, Luiz Gonzaga gravaria no LP  de 1971,O canto jovem de Luiz Gonzaga, "O Milagre".
    "Luar do Sertão", de Catulo da Paixão cearense abre o LPA Festa (RCA), de 1981. A mesma canção faz parte de "Os grandes sucessos de Luiz Gonzaga" (RCA), LP de 1982. Apareceria também no disco 5 a coleção "50 anos de chão" (RCA), de 1988.