quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Lobão é praticamente carta fora do baralho do grupo Sarney na sucessão de Roseana

Foto de Francisco Stuckert na página oficial do MME: parece de celular
    O senador Edison Lobão (PMDB) aos poucos vem cedendo espaço para o secretário de estado Luiz Fernando Silva  como candidato natural do grupo Sarney à sucessão da governadora Roseana Sarney (PMDB) nas eleições de 2014. Silva tem acompanhado a governadora nas agendas mais importantes da administração estadual. No popular apressado: Lobão parece ser carta fora do baralho.
    O ministro Lobão ficou de fora da comitiva que acompanhou a presidente Dilma Rousseff ao Maranhão. O jornal da família Sarney - O Estado do Maranhão - cuidou de explicar que a ausência do ministro das Minas e Energia foi motivada pelos compromissos da agenda. A agenda oficial do ministro para a data (3 de dezembro) desmente a versão do veículo do Sistema Mirante de Comunicação sobre tais impedimentos superiores.
 
    Desde que retornou ao cargo de Ministro das Minas e Energia, em 16 de novembro, após um período de internação no hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, Edison Lobão tem se mantido longe dos holofotes da mídia. Em sua última aparição como ministro, Lobão não estava bem na foto desfocada de Francisco Stuckert (da onipresente família de fotógrafos do poder petista - confira no post) no encontro de técnicos do governo federal com representantes de empresas concessionárias de transmissão de energia . Na agenda da presidente Dilma Roussef com a presidente da Argentina, Cristina Kirshner, no Palácio da Alvorada, Lobão  manteve a discrição estratégica.
    Na semana em que a Medida Provisória sobre a redução da tarifa de energia ocupou espaços na mídia, as falas do ministro Lobão foram tão discretas a ponto da insignificância. Com exceção de algumas poucas audiências. Estão nesse grupo a audiência com o ex-presidente da Petrobras e atual secretário de planejamento da Bahia, José Sérgio Gabrielli, e as duas agendadas com o vice- governador do Maranhão, Washington Oliveira (PT), nos dias 5 e 6 de dezembro. Predominam na agenda do ministro os despachos internos.Enquanto isso, o ministro do Turismo, Gastão Vieira, transferiu seu gabinete para o Maranhão arrastando uma banda de ministro do Mercosul para posar ao lado de Roseana Sarney, permanecendo bem na foto.