Com a obra "Monarrisa à procura de um sorriso perfeito", a artista plástica Dati Bezerra foi escolhida pelo Júri Popular entre os participantes do 4º Salão de Arte de São Luís, encerrado nesta terça-feira, 6, na Galeria Trapiche Santo Ângelo, na Praia Grande. Dati Bezerra recebeu 81 votos dos visitantes do salão e recebeu R$ 6 mil como premiação.
No encerramento do salão os artistas Jene Ribeiro (selecionada), Erivelton Viana (premiado) e Hélio Martins (dançarino e performer) apresentaram performances.
Dati Bezerra, ganhadora do prêmio Júri Popular |
O Salão, aberto no dia 18 de outubro de 2013, reuniu 50 obras de 40 artistas maranhenses ou radicados no Maranhão foram selecionadas para compor a exposição . Nesta edição o evento teve recorde de inscrições: 175 cinco artistas concorreram com 266 obras.
Júri Técnico
Júri Técnico
A Comissão de Seleção do Salão de Arte foi formada por Wagner Barja, diretor do Museu Nacional da República, de Brasília – DF, artista visual, arte-educador, crítico de arte e curador de renome internacional, e por Carlos Eduardo Bitu Cassundé, mestre pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG. Atualmente ele é o curador do Museu de Arte Contemporânea – MAC, do Ceará, e Coordenador do Laboratório de Artes Visuais do Porto Iracema das Artes.
Obra do artista performer Uimar Júnior rejeitada pelo júri técnico do Salão |
Os artistas Divino Sobral e Patrícia Azevedo foram convidados para compor o júri técnico. Divino Sobral desenvolve trabalhos em desenho, pintura, bordado, objeto, escultura, instalação, performance, fotografia, vídeo e intervenção na paisagem. Patrícia Azevedo é artista e professora de fotografia da Universidade Federal de Minas Gerais, onde articula o Festival Internacional de Fotografia – FIF.