quarta-feira, 28 de outubro de 2020

Duarte Jr tumultua debate promovido pelo movimento feminista com candidatos a prefeito


O candidato a prefeito Duarte Jr. liderou tumulto que acabou suspendendo o debate o promovido na tarde desta terça-feira, 27, pelo Forum Estadual das Mulheres e Conselho Municipal de Condição Feminina, na Casa do Trabalhador. O debate pretendem ouvir propostas dos candidatos a prefeito  de São Luís e se comprometer com a política de gênero contida na Carta de Compromisso.  

Além do candidato Republicanos, participaram do evento Franklin Douglas (PSOL), Hertz (PSTU) e Bira (PSB). Braide e Jeisael foram representados pelas vices. Yglésio e Sílvio Antonio não mandaram representantes.


Por meio da sua assessoria jurídica, o candidato do Republicanos, partido da base de apoio a Bolsonaro, bloqueou a fala da feminista Mary Ferreira. Com histórico de deécadas na luta em favor das mulheres e pela ampliação da participação feminina na política, superando barreiras da cultura machista, Mary Ferreira foi designada pelo candidato Rubens Júnior. a representar a coligação no evento.

"Não permitir minha fala é mais uma demonstração do caráter antidemocrático que determinados candidatos pensam em praticar numa eventual gestão. Ainda bem que a população percebe essas atitudes", comentou Mary Ferreira.

Como argumento para praticar o ato antidemocrático e apoiado por uma claque que o acompanhava no evento, Duarte Jr alegou que a candidata a vereadora por São Luís pelo Partido dos Trabalhadores, não poderia representar os candidatos à eleição majoritária. A suspensão do debate aconteceu após a fala da candidata a vice-prefeita Fabiana Vilar, da coligação Resgate o amor pela ilha. De acordo com Vilar a carta compromisso será seu livro de cabeceira, caso seja eleita na chapa encabeçada pelo candidato carioca.