segunda-feira, 19 de outubro de 2020

Empresário que fez foto com Sarney está enrolado com a PF no Pará

Distante dos bastidores da política desde que desistiu de concorrer à releição do mandato de Senador pelo Amapá, o ex-presidente José Sarney reapareceu nesta segunda-feira, 14, em uma reportagem na qual é citado como amigo de um empresário mais que suspeito.


Armando Amâncio da Silva é um empresário da aviação que bamburrou com ouro retirado de garimpos clandestino, dentro da reserva biológica de Maicuru, no norte do Pará. Uma megaoperação Ouro Frio da Polícia Federal na semana passada fecharam o garimpo de Limão, na fronteira do Pará com o Amapá. Até índios estava trabalhando na extração do metal precioso.

Na casa em Santarém (PA), a PF havia apreendido 44 kg de ouro no dia anterior à operação em Limão.  Juntas as barras de ouro foram avaliadas em R$ 14,8 milhões 

Natural de Gilbaés, no Piauí, Amâncio da Silva, migrou anos atrás para a Amazônia em busca de ouro e com o ensino fundamental incompleto. 

SarNos anos 2000, com outros garampeiro, Amâncio se reuniu com o senador José Sarney na casa do politico em Macapá (AP). 

O tucano Simão Jatene, como governador assinou a lei criando a Rebio Maicuru, onde está encravado o garimpo Limão. Como rebio, a área não poderia sofrer qualquer intervenção das mãos do homem.