domingo, 25 de outubro de 2020

Partidos da esquerda estão competindo em 10 capitais com chances de eleger prefeitos

Os partidos da esquerda concorrem com chances de vitória pelo menos em 11 das 26 capitais brasileiras. PSB  tem o maior número de candidatos com chances de vencer as eleições municipais nas capitais brasileiras. Nas 26 capitais, o partido concorre em cinco capitais. Em três com grandes intenções de votos, segundo levantamento feito pelo IBOPE. 

O PSB está na dianteira da disputa em Recife (PE), com João Câmara (33%), e Macapá (AP), com Capi (17%). Em Maceió (AL), JHC (25%) está colando no candidato do MDB, Alfredo Gaspar de Mendonça (26%).

Ricardo Coutinho (12%) disputa a reeleição em João Pessoa (PB) empatado na margem de erro com Nivan Ferreira (MDB) e Cícero Lucena (PP- 18%). Embolados na margem de erro também está Socorro Neri (25%) com Minoru K. (PSDB-29%) em Rio Branco (AC).

No espetro da esquerda, o PT está ombro a ombro com o Cidadania em Vitória (ES), onde o petista João Coser tem o mesmo 22% de Gandini. Em Fortaleza (CE), a ex-prefeita elo PT,  Luizianne Lins (23%) cresce para superar o Capitão Wagner (PROS - 28%). Com 24%, Manuel D´Àvila (PCdoB) é favorita no processo eleitoral em Porto Alegre (RS).

Em Belém (PA), Edmilson (39%- segundo IBOPE) tem vantagens porcentuais com o segundo colocado, Priante (14,9%, de acordo com pesquisa do Instituto Acerta/Diário do Pará).

No campo ideológico do centro, o MDB lidera em Maceió (AL);em  Teresina (PI), com Dr. Pessoa (34%); e Boa Vista (AC) com Arthur Henrique (28%) . Em mais quatro colégios está na disputa em segunda ou terceira colocação na corrida da eleição majoritária. O DEM é competitivo em cinco capitais, liderando em quatro destas.


 


* COM CORREÇÃO