Para atacar o prefeito João Castelo, candidato a reeleição numa coligação com somente dois partidos, o vice governador do estado e candidato a prefeito de São Luís, Washington Luiz Oliveira (PT), quebrou uma regra estabelecida entre coordenações de campanha e emissoras de rádio e televisão. No programa desta sexta-feira,21, reservado aos candidatos majoritários, o petista usou uma fala de entrevista concedida à rádio Mirante AM , do Sistema Mirante de Comunicação, sobre escola de tempo integral.
O impedimento da utilização de entrevistas por parte de adversários é uma regra comum entre emissoras de rádio e televisão. Foi portanto deliberado o uso do material. A transgressão nesse caso é incentivada pela hegemônica presença do staff do governo do estado, quase todo formado pelo pessoal do Sistema Mirante de Comunicação.
Durante o debate promovido pela Comissão Justiça e Paz, nas considerações finais concedida aos quatro candidatos presentes ao evento realizado na quarta-feira, 19, no auditório da OAB-MA, bairro do Calhau, Washington Luiz Oliveira explicou seu entendimento sobre aliança políica. Sabe o custo político da aliança com os Sarney, mas disse preferir em benefício de colcaborar com o desenvolvimento do estado. Exumou seu passado de luta contra o regime militar com objetivo de sensibilizar a plateia formada por maioria petista.