A proposta de construir escola de tempo integral é comum aos oito candidatos a prefeito de São Luís. Três deles, porém, não jogam palavras ao vento no período eleitoral: Tadeu Palácio (PP), João Castelo (PSDB) e Washington Luiz (PT). Os dois primeiros por ter tido oportunidade como administradores do município e não implantá-las.
Washington Luiz, candidato a prefeito de São Luís e vice-governador do estado, além do discurso campanha registra como primeiro proposta do ítem "Educação e tecnologia" do seu programa de governo (veja versão integral aqui):
Construir 04 Escolas acessíveis, em regime de Tempo Integral, cada uma com capacidade para 400 alunos do ensino fundamental, nas áreas Itaqui-Bacanga, COHAB, Tirirical e Zona Rural. |
Ao excluir o centro como lugar acessível para construção da escola, Washington Oliveira esconjura um projeto engavetado do governo Roseana Sarney, exemplo citado pelo candidato como maneira petista de governar: a escola estadual de tempo integrar no antigo Colégio Maristas, endereço educacional das famílias abastadas do Maranhão até a década de 80.
O grupo Sarney lamenta que as obras de reforma e instalão da escola de tempo integral não pode ser enquadrado no rol de obras como o Costa Rodrigues e Castelão, alvos da sórdida campanha para sepultar de vez o legado político do pedetista Jackson Lago.