quinta-feira, 1 de novembro de 2012

6ª Feira do Livro de São Luís ainda não está confirmada pela Fundação Municipal de Cultura


Netos de Nanã durante ensaio na Liberdade de espetáculo para 6ª Feira do Livro

    A incerteza ronda a realização da 6ª Feira de Livros de São Luís. Na Fundação Municipal de Cultura o assunto, porém, está fisicamente presente na figura de José Maria Paixão, coordenador executivo da feira desde a administração Tadeu Palácio, prefeito que inaugurou o evento na Praça Maria Aragão. Este ano o homenageado será o escritor José Nascimento Moraes Filho, segundo divulgou a Func.
    A feira tem aprovação do Ministério da Cultura para conveniamento, segundo avaliação da Comissão de Seleção e Avaliação da Biblioteca Nacional, divulgada em 19 de junho deste ano. Em agosto a Prefeitura de São Luís divulgou que a sexta versão da feira seria realizada entre 23 de novembro e 2 de dezembro deste ano.
    Paixão tem problemas de confiabilidade. Funcionário em cargo de confiança da administração João Castelo (PSDB), que se encerra em 31 de dezembro de 2012, Paixão foi visto em comitês de Edivaldo Holanda Júnior durante o período de campanha. Mais frequentemente no segundo turno. Sua folga de expediente foi utilizada para cabalar votos para o adversário de Castelo.
    Durante a gestão de Euclides Moreira Neto na Func foi acumulado um contencioso com a classe artística. Tem gente cobrando até hoje dívida da versão do ano passado transferida para a Secretaria Municipal de Educação. São artistas como o poeta e músico José Maria Medeiros que batem ponto nas antesalas de secretários e encarregados, tentando receber o devido.
    Enquanto não se confirma a realização da Feira, grupos culturais preparam espetáculos especialmente para apresentar no evento. No Ponto de Cultura Netos de Nanã, na Liberdade, o ritmo de ensaios com crianças e adolescentes seguem normalmente. As inscrições para participações encerram-se em 17 setembro.