quarta-feira, 3 de fevereiro de 2021

Revista americana Poetry enfrenta protestos por publicar trabalhos de criminosos sexuais

O prédio da Poetry Foundation - que também abriga a revista Poetry - em Chicago. Fotografia: Serhii Chrucky / Alamy


A prestigiosa revista Poesia dos Estados Unidos dobrou sua decisão de publicar um poema de um criminoso sexual condenado como parte de uma edição especial dedicada a poetas encarcerados, dizendo aos críticos que “não é nosso papel julgar ou punir [pessoas] como um resultado de suas condenações criminais ”.

A revista, que existe desde 1912 e é publicada pela Fundação Poesia, acaba de lançar seu novo número com foco no trabalho de “pessoas presas e ex-presidiárias”, seus familiares e trabalhadores penitenciários. Inclui um poema de Kirk Nesset, um ex-professor de literatura inglesa que foi libertado da prisão no ano passado depois de cumprir pena por posse, recebimento e distribuição de imagens de abuso sexual infantil em 2014. A investigação encontrou Nesset em posse de mais de meio milhão de imagens e filmes de abuso sexual infantil.

Quando um leitor perguntou por que a edição incluía Nesset, a revista Poetry disse que seus editores convidados “não tinham conhecimento das origens dos colaboradores”, porque “o princípio editorial desta edição era ampliar o acesso à publicação para escritores dentro da prisão e expandir acesso à poesia, tendo em vista os preconceitos e as barreiras para os encarcerados ”.

“Reconhecemos o impacto devastador da violência e denunciamos os danos”, disse a revista em um comunicado no Twitter. “Pessoas na prisão foram condenadas e estão cumprindo / cumpriram essas sentenças; não é nosso papel julgá-los ou puni-los como resultado de suas condenações criminais. Como editores, nosso papel é ler poemas e facilitar conversas sobre poesia contemporânea.

“Afirmamos que esses poemas são uma expressão de uma experiência humana e que a poesia é uma força para promover o engajamento humano e a autorreflexão crítica. Esperamos que a poesia desta edição facilite uma leitura profunda e empática e amplie nosso discurso. ”

Tara Betts, uma das editoras convidadas, reiterou que ela e seus colegas editores não sabiam das acusações contra os poetas que incluíam.

“Posso dizer que não tinha intenção de perpetuar mais danos”, escreveu ela no Twitter. “Vou ser honesto sobre a minha vida. Eu mal escapei de ser um sobrevivente. Já aconselhei muitos amigos, familiares e ex-alunos sobreviventes, incluindo pessoas encarceradas. Estou com o coração partido por magoar alguém ou fazê-los revisitar sua dor. Também estou arrasado com o policiamento e as prisões e como esses são sistemas abertamente racistas e classistas que protegem a propriedade sobre as pessoas. O que acontece quando essas feridas se sobrepõem? ”

Uma petição assinada por mais de 500 pessoas pede que o trabalho de Nesset seja removido da revista, dizendo que seu “tempo de prisão não equivale à vida de vítimas de traumas emocionais, físicos e psicológicos de pornografia infantil e violência sexual”.

Tiffany Melanson, outra poetisa citada na edição, expressou sua “profunda decepção” com a situação, “e a falta de visão e sensibilidade que a levaram a isso”.

No ano passado, a Poetry Foundation, que publica a revista, foi criticada em uma carta assinada por quase 2.000 pessoas por sua breve e “aguada” resposta a Black Lives Matter . A fundação e a revista disseram que “se solidarizam com a comunidade negra e denunciam a injustiça e o racismo sistêmico”. Mas os signatários, que incluíam o poeta premiado Ocean Vuong, disseram que a fundação foi solicitada durante anos a redistribuir seus “enormes recursos” para artistas marginalizados, e não fez o suficiente.

Os redatores disseram que não enviariam nenhum trabalho para a revista até que suas demandas fossem atendidas, que incluía a renúncia do presidente da Poetry Foundation e do presidente do conselho curador, bem como a “alocação significativamente maior de recursos financeiros para o trabalho que é explicitamente anti-racista por natureza ”.

O presidente e o presidente renunciaram posteriormente, com o ex-presidente Henry Bienen dizendo ao conselho que “perdeu o respeito pela equipe que não se defendia ou pela fundação de ataques que eles sabiam ser falsos”.