terça-feira, 9 de fevereiro de 2021

Entidades pedem que professores e alunos sejam incluídos no grupo prioritário de vacinação contra Covid-19

Marcelo Freitas (C) da Aspa-MA

A Associação de Pais e Alunos de Estabelecimentos de Ensino do Maranhão, ASPA-MA, Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimento de Ensino da Rede Particular do Maranhão, Sinterp-MA, e Associação Maranhense de Escolas Particulares, AMEP, solicitou ao promotor de Justiça de Defesa da Educação, Lindonjonson Gonçalves de Sousa, que professores e profissionais de educação sejam incluídos no grupo prioritário no Plano Estadual de Vacinação contra Covid-19. Também pedem que nesse grupo sejam incluídos também os educados.

As entidades argumentam como justificativa da solicitação que com menos de 15 dias do retorno das aulas presenciais e de maneira híbrida, 17 escolas suspenderam funcionamento regular por conta do registro de casos de contaminação do novo coronavírus.

Os casos detectados no ambiente escolar incluem estudantes e professores.  As suspensões das atividades se prolongarão entre sete a 14 dias, período que as entidades consideram que acarretará em prejuízo pedagógico.

No entendimento dos dirigentes das entidades, além dos prejuízos previsíveis na área pedagógica, se acumularão a longo prazo danos econômicos, aumento das desigualdades sociais e entraves nos avanços da saúde. Subscrevem o documento os presidentes da ASPA-MA, Marcelo de Freitas; do Sinterp, Luiz Jorge Lobão Borges; e, da Amep, Darlon Frazão Guimarães.