segunda-feira, 8 de fevereiro de 2021

Governadores da Amazônia Legal querem ampliação de leitos e retomada do "auxílio emergencial"

O governador do Maranhão, Flávio Dino, presidente do Consórcio

Por meio de uma carta aberta, o Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável da Amazônia Legal pediu a retomada da habilitação de leitos do SUS (Sistema Único de Saúde) na região em meio ao recrudescimento da pandemia do novo coronavírus. 

O texto é assinado por nove governadores dos estados que fazem parte do consórcio e ganhou o título de "Carta da Amazônia à Nação Brasileira".A carta é assinada pelo presidente do consórcio, Flávio Dino (governador do Maranhão), e pelos seguintes governadores: Gladson Lima (AC, Waldez Góes (AP), Wilson Lima (AM), Mauro Mendes (MT), Helder Barbalho (PA), Marcos Rocha (RO), Antônio Denarium (RR) e Mauro Carlesse (TO).

Além da cobrança por novos leitos, os governadores destacam que a importância da retomada do auxílio emergencial, criado para ajudar a população durante a pandemia e ainda sem renovação para este ano. 

"Do mesmo modo, temos a expectativa de que ocorra a retomada imediata do auxílio emergencial, pois a persistência da pandemia gera múltiplos efeitos econômicos e sociais, demandando medidas compensatórias para as famílias", diz o texto.

O pedido ao Governo Federal ocorre em um momento em que a região sofre com o aumento de casos e demanda por leitos, sendo que Amazonas e Rondônia já transferiram pacientes para atendimento em outros estados.

"Enfatizamos que, neste momento, é vital a retomada da habilitação de leitos no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), sob pena de se agudizar o problema do subfinanciamento em meses decisivos no enfrentamento à pandemia", diz o texto.