quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Mirante usurpa direitos autorais em festival maranhense de música carnavalesca

    O cantor e compositor maranhense Tutuca denunciou através das redes sociais uma aberração perpetrada pela organização do Festival Maranhense de Músicas Carvalescas  2013 realizado pelo Sistema Mirante de Comunicação. Este ano o festival prroduzido pela Talismã Promoções e Comércio, com endereço na Vila América, alcança a déxima segunda edição. A lista com os concorrentes foi divulgada na segunda-feira,24, no site imirante.com, portal do sistema.
    Nas considerações finais do Regulamento, o Sistema garfa os direitos autorais dos artistas que se dispuserem a participar do certame promovido pelo Sistema de Comunicação. Está explícito no Parágrafo Terceiro doArt. 15º que: "OS CORRENTES, AO FAZEREM SUAS INSCRIÇÕES, CONCORDAM EM CEDER GRATUITAMENTE AO SISTEMA MIRANTE (E AS EMPRESAS A ELA COLIGADOS) AS COMPOSIÇÕES MUSICAIS ENVIADAS, CONCORDANDO EM ASSINAR OS RECIBOS, CESSÕES E AUTORIZAÇÕES PARA TAL EFEITO, INCLUSIVE AQUELES RELATIVOS A DIREITOS PATRIMONIAIS DE AUTOR EM SEU TODO OU EM PARTE, PODENDO OS REALIZADORES UTILIZAR AS COMPOSIÇÕES MUSICAIS NOS TERMOS DESTE REGULAMENTO. O GANHADOR CONCORDA AINDA EM AUTORIZAR O USO DE SUA IMAGEM, SOM DE SUA VOZ E SEU NOME EM QUAISQUER MEIOS DE COMUNICAÇÃO, PROCESSOS DE MULTIMÍDIA OU MÍDIA  IMPRESSA (TV, MÍDIA IMPRESSA E MÍDIA DIGITAL) OU EM QUAISQUER PEÇAS OU MATERIAIS PROMOCIONAIS, PARA DIVULGAÇÃO DESTE FESTIVAL E DA DISTRIBUIÇÃO  OS PRÊMIOS, SEM QUAISQUER RESTRIÇÕES E SEM QUALQUER ÔNUS PARA O SISTEMA MIRANTE (EEMPRESAS A ELA COLIGADOS)..
    Além de Tutuca nenhum outro compositor maranhense comentou sobre o assunto. A conivência e subserviência com os órgão de representação de classe e de arrecadação,como Ecad, é histórica.
    Como acontece todos os anos a maioria dos classificados pelo júri corruptível - já que os nomes são mantidos em eterno sigilo - são de amigos da família Sarney. Entre eles está o poeta imortal Alex Brasil que estreou na seara musical participando do Festival Viva 400 em música que escondeu através de negociação pecuniária a parceira com Gerude.
.