"Ananindeu se tornou ontem o primeiro município paraense a vetar a contratação de pessoas arroladas pela Lei da Ficha Limpa para a prefeitura. O prefeito Helder Barbalho apresentou à Câmara uma emenda para consagrar a norma na Lei Orgânica do Município.
Sem esperar pela iniciativa do Legislativo, como deverá ocorrer na AL e na Câmara de Belém, Helder decidiu se antecipar em gesto de apoio incontinenti à legislação eleitoral restritiva que veio impedir a nomeação de proscritos para os cargos de livre provimento."
A informação acima está na edição desta sexta-feira,9, da coluna Repórter Diário (RD) do jornal Diário do Pará, de propriedade da família Barbalho. Helber Barbalho é filho do senador Jader Barbalho e da deputada federal Elcione Barbalho, ambos do PMDB
Em outubro de 2010, os ministros do Tribunal Superior Eleitoral, TSE, decidiram por cinco votos a dois barrar a candidatura do então ex-senador Jader Barbalho pela Lei da Ficha Limpa. Jader renunciou ao cargo de senador da República do Brasil para escapar da cassação. Ele foi denunciado de participar em desvios de recursos da Sudam e do Banco da Pará, Banpará. Assim como ex-governador do Distrito Federal, Joaquim Roriz, o peemedebista recorreu da decisão no Supremo Tribunal Federal.
Daniel, filho caçula de Jader: no mesmo caminho do pai |
Foi empossado senador em dezembro do ano passado, em pleno recesso parlamentar.