terça-feira, 2 de outubro de 2012

Roberto Freire abandona Eliziane Gama, mas dará as cartas no segundo turno em São Luís

    O deputado federal Roberto Freire (PE),  presidente do Partido Popular Socialista, PPS, não cumpriu com o prometido à candidata a prefeita pelo partido em São Luís, a deputada estadual Eliziane Gama. Freire havia prometido custear parte da campanha através de repasse do fundo partidário à legenda no Maranhão. Foi esse o acerto para que Eliziane Gama persistisse com a candidatura, embora sem apoio de corrreligionários, principalmente os vereadores que optaram por apoiar a reeleição do tucano João Castelo.
    Com chances remotas de ir para o segundo turno, mas confiante no resultado, a deputado Eliziane Gama caminha para o desgaste político. Ficará entre a cruz e a espada na caso da possível polarização entre Edivaldo Holanda Júnior (PTC) e Castelo.  Emissários alinhados com o Palácio La Ravaredière se adiantam em montar o cenário projetado pelas pesquisas e abrem diálogo com a direção de campanha da deputada socialista.
    No âmbito nacional, a opção por Holanda é praticamente descartada diante da ojeriza que Freire tem do lulopetismo. Apoiar o candidato da base da Dilma não convém. Restará então ao PPS em São Luís o apoio formal ao tucano, esvaziando por completo o discurso de Eliziane, ou a pregação ineficaz do voto nulo. A Eliziane Gama resta crer que sua candidatura protagonizará o segundo turno. Indiscutível, por ser uma questão de fé.