* Ednilson
Xavier
Neste dia 29 de outubro
comemoramos o Dia Nacional do Livro, criado em 1810, quando a Real Biblioteca
Portuguesa foi transferida para o Brasil e então fundada a Biblioteca Nacional.
De lá pra cá muita coisa mudou, a leitura e o saber que eram disponibilizados
apenas para os mais privilegiados chegou a todos e a paixão pela leitura ainda
persiste, com o mesmo entusiasmo e com o acesso muito mais democrático. Mas
muito ainda temos pela frente.
Temos debatido
nos últimos meses os índices de leitura apresentados pelas as mais diversas
entidades relacionadas ao livro. Em todas elas constatamos o decréscimo no
número de leitores em nosso país. O compromisso do livreiro com a sociedade a
qual ele atua, o leva sempre a perguntar: o que fazer?, que atitudes devemos
tomar diante desses preocupantes índices? Extrapolando o
compromisso do livreiro o que nós, sociedade civil, devemos fazer para
transformar essa realidade cultural da nossa cidade? É nítido que a
concentração do mercado editorial e livreiro nos grandes centros faz com que
diversas cidades brasileiras não tenham acesso ao livro com tanta facilidade.
Se essa não é a
única causa, com certeza essa concentração está também na raiz dos baixos
índices de leitura em nosso país.É nesse sentido
que se faz necessário a realização de eventos literários em seus mais
diferenciados portes. A ideia de se dar mais acesso à leitura aos quatro cantos
do país é, sem dúvida, uma atitude para ser aplaudida.
A ANL -
Associação Nacional de Livrarias apoia estes evento, pois entendemos que os
eventos literários são oportunidades singulares para o intercâmbio entre o
universo da palavra impressa e digital e sua comunidade em todos os seus
setores, mas principalmente, o educacional." E, estar
presente nos principais eventos culturais ligados ao livro, é uma atividade que
deve fazer parte do dia-a-dia do livreiro.Cada feira,
cada bienal, deve ser entendida como oportunidade única de fomento à leitura e
consequente divulgação da sua Livraria, editora ou distribuidora para o público
local.
Pesquisas localizadas constatam que quando uma Feira de livro chega a uma
determinada região, existe de imediato uma maior procura pelo livro e
consequentemente estímulo a abertura de novas
Livrarias.Os ganhos com a
realização da feira são visíveis e ampliam muito o potencial tanto do mercado
editorial, como também do mercado livreiro local. Sabendo aproveitar os bons
relacionamentos estabelecidos com suas respectivas editoras parceiras, o
livreiro estabelecido na cidade em que se realiza a feira, poderá fortalecer e
muito a sua ligação com o leitor. Não há dúvida de que o fortalecimento dessa
conexão com o leitor pode contribuir para que possamos melhorar nossos índices
de leitura, elevando-os para patamares muito mais
elevados.
* Ednilson
Xavier, executivo na área de livrarias há 32 anos é presidente da Associação
Nacional de Livrarias (ANL). www.anl.com.br