quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Prefeito Castelo fecha Escola de Música do Município e desarma Circo Nelson Brito

    Quando candidato a prefeito de São Luís em 2008, João Castelo (PSDB) prometeu criar a secretaria municipal de Cultura. Não fez, como propagandeia o candidato da família Sarney, Washington Oliveira (PT). O argumento para não criar a tal secretaria foi a falta de recurso.
Circo Cultural Nelson Brito
    Agora como candidato à reeleição Castelo desarmou o Circo Cultural Nelson Brito, espaço cultural vinculado à Fundação Municipal de Cultura, FUNC, cuja lona foi erguida na administração Jackson Lago, para colocar no lugar os trilhos do VLT. Para fechar o espaço, Castelo não consultou sequer o Conselho Municipal de Cultura que deu posse no início de sua gestão ignorando-o solenemente durante todo o período que esteve prefeito.
Castelo, Albertino Leal(sec. de Ed.) e o jornalista Itevaldo Jr., do
Conselho Municipal de Cultura (março de 2010)
    Segundo informou através da imprensa oficial, a prefeitura removeu a lona - se é que é possível - para instalá-la provisoriamente ao lado do Espaço Cultural no complexo da Praça Maria Aragão. A transferência prometida não tem o mesmo ritmo das obras do supracitado VLT. Artistas apostam que o futuro do circo o desaparecimento.
Escola de música do município inaugurada por Tadeu Palácio
        Não será um passo inédito na gestão do prefeito. Quando chegou ao Palácio la Ravardière, Castelo encontrou funcionando a Escola Municipal de Cultural, na praça Santo Antonio, vinculada à esturutra da Secretaria Municipal de Educação sob a batuta do violonista João Pedro Borges. A escola foi inaugurada por Tadeu Palácio, antecessor de Castelo. Desde o ano passado, porém, a EMM está fechada. Inspirou o estado também a fechar as portas da escola da Secretaria Estadual de Cultura para um reforma paquidérmica no mesmo diapasão que a Biblioteca Pública Benedito Leite.
    Castelo tem no histórico a criação da Fundação de Estado da Cultural, para a qual designou a escritora Arlete Nogueira para gerenciar.