segunda-feira, 1 de outubro de 2012

PCC sedimenta sua presença em São Luís

    O Primeiro Comando da Capital, a facção criminosa de São Paulo, gerada nos porões da ditadura militar, está definitivamente instalado em  São Luís do Maranhão. Grupos espalhados pela cidade estariam atuando sob o comando do PCC. Um conflito entre traficantes do bairro do Barreto, localizado na região do complexo esportivo do Castelão, e membros do comando resultou na execução de José Luis Carvalho dos Santos, 32, no meio da tarde de quinta-feira da semana passada.
    No ano passado, integrantes do PCC promoveram uma exposição do arsenal no bairro da Liberdade. A intenção era intimidar grupos de traficiantes rivais.
    Um detalhe importante é que as execuções envolvendo integrantes do grupo, tanto do PCC como dos rivais deste, são quase todas com a utilizações de pistola ponto 40, famigerada arma de uso exclusivo do aparato da segurança pública. A arma se popularizou após o assassinato do jornalista Décio Sá, alvejado por tiros de revólver do mesmo calibre, dispensado nas dunas pelo executor confesso Jhonatas. Daí não precisa ser do Serviço de Inteligência para deduzir de que há envolvimento da força policial com o comando.
    Grande parcela dos 501 assassinatos ocorridos em São Luís nos nove meses deste ano de algum modo o tráfico estava entre os motivos. Aponta que o negócio tem volume considerável. Como no texto da peça Pão com ovo, dá até para telefonar para um amigo e comemorar: olha, aqui nós já temos também o PCC. Não ficamos atrás de São Paulo, Rio e outros centros. Evoluímos também fora do crime do colarinho branco.