segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Política regional do MA: Fidelidade dos Coutinho muda como águas em rios em Caxias

    "Eu governador do Maranhão, Humberto Coutinho (PDT)  estará comigo", declarou Flávio Dino (PCdoB), presidente da Embratur, e virtual candidato a governador do estado nas eleições de 2014. A declaração em palanque de Flávio Dino foi uma forma de assegurar publicamente o apoio do prefeito de Caxias às oposições na sucesão de Roseana Sarney (PMDB), tendo como testemunha suprema a população.
    Aqui embaixo do palanque a conversa não é tão límpida. Nos bastidores da Assembleia Legislativa do Maranhão, a deputado estadual Cleide Coutinho (PSB), mulher do prefeito Humberto, tem rezado uma cartilha diferente. A jornalistas a parlamentar tem sempre deixado evidente as relações pessoais com o ministro das Minas e Energia, Edison Lobão (PMDB), provável candidato do grupo Sarney ao governo do estado.
    A fidelidade dos Coutinho está circunscrita à paróquia caxiense. Em 2006, no segundo ano do primeiro mandato, Humberto Coutinho apoio as Frente de Libertação do Maranhão, artciulada pelo governador José Reinaldo Tavares. Disputou votos com os acólitos de Roseana Sarney, em Caxias, notariamente Paulo e Márcia Marinho, terminando por derrotá-los. 
    No governo Jackson  Lago (2007-2009), o médico caxiense recebeu atenção especial  em programas e projetos patrocinados pelo tesouro estadual. Hospitais, feiras, estradas e um monte de obras garantiram então uma conforável reeleição de Coutinho em 2008. Dois anos depois, embora filiado ao PDT, Humberrto Coutinho descumpriu a difelidade partidária. Nem sequer recebeu o ex-governador e candidato ao governo, Jackson Lago, em sua cidade ou residência.  Optou por apoiar Flávio Dino (PCdoB), declarando e pedindo voto para Lobão e, consetuqntemente, João Alberto. Faltam ainda dois anos para eleição Enquanto isso, muitas águas ainda vão rolar no Itapecuru e Parnaiba.