quinta-feira, 13 de maio de 2021

Assembleia do Ceará aprova projeto que ceia Dia de Marielle Franco


A Assembleia Legislativa do Ceará (AL-CE) aprovou nesta quinta-feira, 13, o Projeto de Lei 88/2021, que institui o “Dia Marielle Franco de Enfrentamento à Violência Política contra Mulheres” no Ceará. O texto é de autoria do deputado Renato Roseno (Psol) e co-autoria de Augusta Brito (PCdoB), Romeu Aldigueri (PDT), Salmito Filho (PDT) e Elmano Freitas (PT). Ora aprovada, a data passará a constar no Calendário Oficial de Eventos do Estado do Ceará, que dedicará o dia 14 de março à memória da vereadora assassinada no Rio de Janeiro em 2018.

O projeto defende que, uma vez instituída, a data facilita “a realização de divulgações, seminários e palestras nas escolas, universidades, praças, teatros e equipamentos públicos sobre Marielle Franco e a importância do enfrentamento à violência política na cidade”.

“A brutal execução da vereadora do Rio de Janeiro Marielle Franco, em 14 de março de 2018, colocou no centro da luta política o debate sobre a visibilidade e representatividade, nos espaços de poder, da ação política feminina, e em especial das mulheres vindas dos setores mais explorados e oprimidos da sociedade, mulheres periféricas, negras, LGBTs, mães solteiras, etc”, justifica o documento.