sexta-feira, 9 de abril de 2021

Zeca Baleiro participa da Semana do Sampaio, festival organizado pelo potiguar Yrahn Barreto


A ‘Semana do Sampaio’, projeto criado pelo músico potiguar Yrahn Barreto para homenagear o cantor e compositor capixaba Sérgio Sampaio tem início neste sábado, 10, e se prolonga até dia 13 de abril. A sexta edição do projeto será virtual pelo youtube e instagram. É a segunda vez que acontece seguidamente neste formato.  Porém, em outras vezes o recurso online foi usado pela organização do festival. O evento reúne música, dança, artes no geral e muita conversa.

 
O cantor e compositor maranhense Zeca Baleiro (Foto: Claudia Jaguaribe)

Na abertura da semana, que acontece sempre a partir das 20 horas, como parte do projeto “Live Conexão”, Yrahn Barreto recebe Zeca Baleiro. Saiu pelo selo Saravá Discos , do cantor e compositor maranhenses, o CD póstumo de 'Sérgio Sampaio - Cruel'.

Em abril deste ano Sérgio Sampaio completaria 74 anos. Nos anos 90, Sampaio visitou por mais de uma vez a cidade de Natal. Foi recebido na capital do Rio Grande do Norte pelo cantor e compositor Antônio Ronaldo e participou da abertura de show do artista potiguar. Deixou muito registro visual nos encontros com artistas de Natal.

Antônio Robaldo e mais o pesquisador da obra de Sampaio, Marcel Matias, e Yrahn Barreto, confessos ‘sampaiófilos’, no segundo dia da semana estarão conversando em uma live sobre o trabalho de compositor.

Na segunda-feira (12) acontece o sarau virtual ‘Lugar de poesia é na calçada’.  Tem participação dos poetas Thiago Medeiros e Marina Rabelo; e a  bailarina Roseana Oliveira. Na sequência tem o evento de artes ‘Lugar de quadro é na exposição’.Renato Lisieux, Carlos Sérgio Borges e Diego Germano têm conversa aberta mediada por Rosane Félix, coordenadora da galeria da arte da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

 O artista potigual Yrahn Barreto

No dia 13 de abril, dia do aniversário de Sérgio Sampaio, Yrahn Barreto apresenta o show cantando Sampaio, detentor do Prêmio Hangar de Música pelo visceral tributo ao cantor de ‘Eu quero botar meu bloco na rua’. A produção da semana é de Jamilly Mendonça.