quarta-feira, 14 de abril de 2021

Caleidoscópio#6 sobre Celso Antônio recolhe doações para escolinha no Maranhão

O escultor maranhense Celso Antônio de Meneses 

O artista plástico modernista Celso Antônio de Meneses (1896 – 1984) será tema do Caleidoscópio#06, série de conversas abertas apresentada pelo escultor Ismael Kislansky nesta quinta-feira, 15, a partir das 19h30, com transmissão pelo zoom e facebook.  Os convidados desta edição serão a doutora em História da Arte, Marina Mazze Cerchiaro, o responsável pelo acervo familiar do artista,
Sérgio Beleza, e o produtor executivo do documentário, “Celso Antonio, um brasileiro (2019), Joaquim Haickel.

A artista plástica Telma Lopes e a Escolinha de Arte Guará, no Araçagy (Paço do Lumiar)

Em casa edição do Caleidoscópio, os participantes são convidados a
colaborar com projetos culturais ou artistas selecionados em situação de vulnerabilidade. Desta vez as doações serão destinadas à Escolinha de Arte Guará, localizada na Vila dos Pescadores na Praia de Araçagy em Paço do Lumiar, Maranhão. A escola coordenada pela artista plástica Tema Lopes oferece formação social e cultural através de experimentações e vivências artística para crianças e adolescentes. Saiba mais Instagram @escolinhadearteguara

Getúlio Vargas e o ministro Gustavo Capanema (à sua esquerda) admiram a escultura “Mulher Reclinada”, de Celso Antônio

Celso Antonio participou do movimento modernista de 1922 ao lado de nomes como Di Cavalcanti, Anita Malfatti, Victor Becheret e outros.
O artista iniciou sua formação com Rodolfo Bernardelli, no Rio de Janeiro, mas foi em Paris, como aluno e auxiliar de Antoine Bourdelle, que Celso Antônio se aprimorou na arte da escultura.

De volta ao Brasil em 1926, Celso Antonio se fixa em São Paulo onde executa diversas esculturas para túmulos e, em Campinas, o Monumento ao Café. Foi professor na Escola Nacional de Belas Artes a convite de Lucio Costa e no Instituto de Artes da antiga Universidade do Distrito Federal - UDF, juntamente com Candido Portinari. Realizou diversas encomendas oficiais a pedido de Gustavo Capanema, ministro da Educação e Cultura de Getúlio Vargas, e outras durante o governo Dutra. Entre as últimas obras realizadas pelo escultor, destaca-se o busto do poeta Manuel Bandeira, realizado em 1966.

A inscrição e/ou doação não garantem o acesso à sala do ZOOM. No dia da transmissão, entre mais cedo na sala do ZOOM, pois serão aceitos apenas 100 pessoas. Aos demais, convidamos a assistir no Facebook/israelkislansky.


DOE a partir de R$10

Telma Maria Lopez Coelho
CPF 243.206.173-04

Caixa Econômica Federal (104) | Agência 27
Poupança 13 | Conta 65537-5
---

ou PIX (98) 982479409.

Envie seu comprovante bancário para o email caleidoscopio.kislansky@gmail.com 

Assista os episódios anteriores no nosso canal do Youtube.
Curta, compartilhe e inscreva-se: Caleidoscópio Kislansky 
clique aqui