Um grupo de alunos do IFMA participa neste fim de semana - dias 19 e 20 -, em Campinas (SP), da última fase da 5ª Olimpíada Nacional em História do Brasil, realizada pelo Departamento de História do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp.
Cerca de duas mil pessoas de todo país participam do certame. Os estados estão representados em 301 equipes de escolas públicas e privadas. Os vencedores serão conhecidos domingo, 20, no Ginásio do Guarani. As equipes finalistas serão premiadas com medalhas de ouro (15), prata (25), bronce (35) e honra (226). Os participantes receberão certificados. As 35 escolas mais bem classificadas receberão troféu de premiação.
Para Cristina Meneguello, que é historiadora do IFCH e coordenadora da ONHB, as equipes finalistas já podem ser consideradas vitoriosas, pois chegaram à última etapa da competição tendo disputado a vaga com milhares de concorrentes. “A participação nas diferentes fases da Olimpíada proporciona uma experiência de aprendizagem e de companheirismo entre os colegas e seus professores. De certo modo, todos ganham ao participar”.