Integrantes do Grupo de Dança Afro-malungos – GDAM se reuniram com o secretário municipal de Desportos e Lazer, Raimundo Penha, para inicar negociação sobre a possível volta do grupo às instalações do Parque do Bom Menino. A
reunião aconteceu no próprio Parque e teve a participação de representantes
do Impur e a intermediação da vereadora Rose Sales (PCdoB). Este ano o GDAM planeja contratar o jamaicano Cedric Maital para puxar o bloco do grupo.
Durante 15
anos o GDAM esteve instalado no Parque do Bom Menino em sistema de comodato. À época do contrato o prefeito de São Luís era o pedetista Jackson
Lago. Antes de ser retirado do Parque, o
GDAM desenvolvia o Projeto Orquestra Batuque que atendia a 70 crianças e
adolescentes com idade entre 12 a 18 anos, além de abrigar os instrumentos do
Bloco tradicional Os Brasinhas que utilizavam o espaço para ensaios.
O Parque do
Bom Menino é administrado pela Secretaria Municipal de Desportos e
Lazer e deve passar por mudanças estruturais, anunciadas pelo secretário Raimundo Penha, para
melhorar seu funcionamento e dar mais conforto e acessibilidade à população.
O coordenador do GDAM, Cláudio Adão
da Silva, disse que por ocasião da reforma do Parque, realizada em 2012, o grupo foi retirado do local com a garantia de se tratava deafastamento temporário. O documento de concessão do uso do espaço está vencido.
A área antes ocupada pelo GDAM é composta de salas - em uma delas era desenvolvido curso de informática para crianças e adolescentes - e anfiteatro, utilizado para os ensaios coreográficos. O secretário disse que caberá ao prefeito, a partir de análise da Procuradoria do município.