terça-feira, 30 de junho de 2020

Pianista maranhense passa a integrar Academia de Artes e Ciências do Brasil

O pianista maranhense Willame Belfort
O maranhense Willame Belfort, 23 anos, é o mais novo integrante da Academia de Artes, Ciências e Letras do Brasil, Acilbras. Ele foi indicado pelo presidente da Acilbras, Aramando Caaraura, a ocupar a cadeira de nº 608. O fato é inédito na história da academia. Maestro, pianista e compositor, Willame Belfort é docente no Núcleo de Atividades de Altas Habilidades e Superdotação Joãosinho Trinta.
Ele iniciou seus estudos musicais em 2010, em teclas desenhadas por ele em uma folha de cartolina. Foi descoberto em uma oficina de piano promovida pelo teatro Arthur Azevedo, em São Luís, em 2013. Passou então a estudar piano com a professora Rose Mary Fontoura, na Escola de Música do Maranhão Lilah Lisboa. Três anos depois retornou à casa de espetáculo para atuar como pianista e lecionar em um projeto, a convite do diretor Celso Brandão. Em 2017, o pianista participou do desfile da escola Favela do Samba em São Luís.
Depois de participar de festivais nacionais e internacionais Willame Belfort participou deude master class com o renomado pianista Cristian Budu. Suas composições integrar o acervo digital do Sesc Partituras. Em outubro do ano passado foi homenageado pelo Sesc do Estado de Rondônia por seu trabalho como compositor. Atualmente o pianista faz duo com o pianista alemão Philipp Mayer.
No site da Amazon.com.br, lançou o e-book de poesias “O intenso por extenso”