sábado, 9 de fevereiro de 2013

Alcione nem pensa em cantar samba-enredo da Grande Rio em São Luís (MA)

Alcione, o governador do Rio, Sérgio Cabral, e o prefeito do Rio, Eduardo Paes
    Aparentemente amaldiçoada pela classe política do Maranhão depois de ter participado de ato em favor da distribuição do royalties do pré-sal para o Rio de Janeiro, a cantora Alcione está de volta ao seu estado natal para fazer shows na temporada de Carnaval. O tema será levado para o Sambódromo este ano pela Acadêmicos da Grande Rio, escola de samba carioca pela qual passou o carnavalesco Joãosinho Trinta, falecido em dezembro de 2011.
    O contrato da cantora é com a Marafolia que, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, promove shows abertos na Praça Deodoro, uma das principais da cidade. A Empresa Maranhense de Administração Portuária, Emap, é uma das patrocinadoras dos shows. A empresa promotora dos shows tem como um dos sócios o irmão da governadora, empresário Fernando Sarney.
    Em dezembro, a governadora Roseana Sarney não incluiu Alcione no elenco de artistas que participaram da Festa da Virada, na Lagoa da Jansen. Especulações sobre retaliação da governadora se desmancham agora com o convite para o carnaval à criadora do bloco esbandalhada.
    Alcione e Roseana são amigas antigas. Estudaram no Liceu Maranhense durante a juventude, antes que a cantora se transferisse para o Rio de Janeiro e Roseana colasse no pai para encetar uma carreira política.
    O governo do estado não divulgou os valores dos cachês pagos aos artistas contratados. Maranhenses serejam a programação na praça, principal ponto do carnaval promovido pelo governo em São Luís.
    A Lei de Incentivo á Cultura começou a  funcionar neste ano. Para dar cobertura aos shows de carnaval realizados pelo Marafolia, a Secma rebaixou o teto dos projetos aprovados. Além da Emap, a Ambev está patrocinando o carnaval da Secma.
    Todo o material da campanha publicitária do carnaval foi realizado pela Secretaria de Estado de Comunicação, mas tem assinatura da AB Propaganda, uma das empresas que trabalham para o estado e tem como líder o poeta imortal Alex Brasil, da Academia Maranhense de Letras.
Confira a letra de "Amo o Rio e vou à luta: o ouro negro sem disputa", da Acadêmicos do Grande Rio:
Compositor: Mingau , Junior Fraga , Deré , Mingauzinho e Arlindo Neto

Vem! vem! comigo cantar
Hoje vou mergulhar profundo
Tem lá no fundo do mar
Ouro pra alimentar o mundo
Que faz crescer, impulsionar
O conhecer, multiplicar
Tão lindo pela própria natureza
Meu Rio vai gerar tanta riqueza
Mas tem que ser assim
Bom pra você, bom pra mim

Uma eterna paixão eu e você
Minha escola é meu bem querer
Felicidade em alto astral
É o ouro negro nosso Carnaval

Vou jogar a rede e puxar
Vem me dar um beijo, amor
Na praça ouvir o sino tocar
Preservar é dar valor
Eu quero um lugar pra viver
Segurança e saúde
Pra dar e vender
E, assim, reciclando eu vou
Ver a vida renascer

É, a mensagem taí
Explorar não é destruir
Se faltar vira o caos
Eu não posso deixar
Pelo Rio eu vou lutar

Um grande Rio de amor sou eu
Vem cá me dá o que é meu é meu'

OUÇA AQUI O SAMBA-ENREDO: