quarta-feira, 15 de agosto de 2018

Eleições 2018 -Cena da velha política no Maranhão

     
    A mobilização do eleitorado da periferia e de regiões ocupadas pela população em situação de extrema pobreza na ilha de São Luís teve início na ante-véspera do período de propagando eleitoral.

     Segundo o calendário eleitoral, a partir do dia 16 de agosto,  até as 22 horas do dia 6 de outubro de 2018, o candidato poderá distribuir material gráfico, realizar caminhada, carreata, passeata ou utilizar carro de som que transite pela cidade divulgando jingles ou mensagens de candidatos, observados os limites e as vedações legais (Lei nº 9.504/1997, art. 39, § 9º).

     Era por volta das 19 horas de terça-feira, 14 de agosto, quando perto de uma dezena de ônibus fretados - a maioria da empresa Araújo - despejaram mulheres, homens, jovens e crianças na praça Pedro II, no centro histórico da cidade,  e no entorno. Em silêncio, eles se dirigiram ao Gran São Luís Hotel, antigo Vila Rica.

     Próximo ao grupo que desembarcava o ônibus de fabricação acima de dez anos, mulheres e adolescentes em shortes curtos aproveitavam o transporte gratuito para perambular pela praça Benedito Leite, entre deslumbradas e indiferentes.

     Um jovem na calçada carburava um cigarro de fabricação caseira  que "ajudava a relaxar", segundo acreditava ele. Envolto em fumaça branca, gracejava sobre  o nome o candidato e da suposta reunião "nem sei quem é quer vai falar", afirmava displicente. Perto uma jovem dizia estar vindo do bairro São Francisco. Mas, não sabia o que iria fazer nas dependências do hotel.


     Um grupo de mulheres procedente do bairro do Sacavém que caminava para o lao oposto do acesso ao hotel, também não lembrava. "Uem me convocou foi uma cola". Ma, não ei o nome o caniato".

    Próximo ao local, o ex-diretor o Procon, Duarte Júnior, candidato a deputado estadual na eleições de outubro, e empoava para fazer uma filmagem do que seria um material e campanha.

     O Gran São Luís Hotel é um empreendimento da sociedade de Luiz Carlos Cantanhede, empresário que atua no setor do transporte marítimo no porto da Emap; com o presidente a Federação da Indústrias do Estado do Maranhão, Fiema, Edilson Baldez.

Ônibus estacionado na praça Pedro II com pessoas para participar de reunião

PS  A reunião no Gran São Luís Hotel, foi convocada pelo vereador e candidato a deputado estadual pelo PT, Honorato Fernandes, e pelo deputado federal e candidato à eleição Rubens Pereira Júnior.