terça-feira, 20 de outubro de 2015

Kátia Bogea se despede do IPHAN entregando obras

    De saída da Superintendência do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, Kátia Bogéa, agendou para esta quinta,22, e sexta-feira,23, entrega de obras realizadas com recursos do programa PAC- Cidades Históricas. Será o baile de despedida da superintendente que se grudou no cargo por anos a fio. Para o desfecho, a superintendente chegou a anunciar a vinda da presidente do Iphan, Jurema Machado, para acompanhá-la na agenda e consequentemente no lobby pelo fico.
    O sobrado que vai sediar a Fundação de Amparo a Pesquisa do Maranhão, Fapema; anexo da Faculdade de História da Universidade Estadual do Maranhão, Uema; estabilização das ruínas da antiga fábrica de sabão e algodão Martins & Irmão serão entregues. Praça do Pescador e Casa do Tambor de Crioula. Nas duas primeiras obras foram investidos mais de R$ 2 milhões cada.
    Na Casa do Tambor de Crioula do Maranhão os recurso do Tesouro Nacional na ordem de R$ 1,8 milhão. A Casa terá uma exposição permanente, estúdio de gravação de CD e DVD, biblioteca, salas para oficinas de dança e percussão, parte administrativa, loja e sala de informática. A previsão de entrega desta obra é dezembro de 2015.
    Na sexta-feira, 23, será entregue a obra de estabilização das ruínas da antiga fábrica de sabão e algodão Martins & Irmãos, que abrigará o Memorial com a exposição "A Sedução das Ruínas". Os recursos da obra foram da compensação do supermercado Mateus. Na ocasião será lançado o livro "A Sedução das Ruínas – Arqueologia: Salvamento e Resgate".