segunda-feira, 30 de julho de 2012

Abrigo da João Lisboa completa 60 anos como patrimônio esquecido

Abrigo da Praça João Lisboa em foto da Gaudência Cunha
    Nesta segunda-feira, 30 de julho de 2012, o Abrigo da João Lisboa, na praça do centro histórico de São Luís, completou 60 anos de existência. Por lá frequentou diariamente "Rei dos Homens", "Boquinha", entre ilustres como Ribamar Bogéa, fundador do Jornal Pequeno.
    O monumento abandonado pelos órgãos de turismo do estado e municipal está aos cacos. O abastecimento de água é precário, as instalações estão em péssimas condições de uso e a falta de uma definição do equipamento urbano o coloca numa encruzilhada. A prefeitura estuda transferir os comerciantes do local para o antigo prédio do Ferro de Engomar, na esquina da Rua Afonso Pena com a avenida Magalhães de Almeida. A proposta foi recebida com repúdio pelos comerciantes, frequentadores e taxistas que trabalham no local há décadas.
    O abrigo da Praça João Lisboa, que inicialmente funcionou como estação de passageiros dos bondes de São Luís, não está entre os prédios tombados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, SPHAN. Fica evidente o desconhecimento no "Guia de Arquitetura e Paisagem São Luís - Ilha do Maranhão e Alcântara", editado em parceria da Prefeitura de São Luís, IPHAN e o governo de Sevilla (Espanha) em 2008. O abrigo foi excluído do índice toponímico e apenas uma foto na página 198 faz referência à construção no conjunto da avenida Magalhães de Almeida.