Normalmente mais ligadas à gestão das cidades e menos à conjuntura nacional, as eleições municipais deste ano devem ser influenciadas pela polarização entre o presidente Lula e o ex-presidente Jair Bolsonaro. A tese é do CEO da I3P Pesquisa, Leonardo Barreto. Levantamento feito pelo pesquisador mostra PT e PL como as siglas que mais podem crescer nas 100 maiores cidades do País. O estudo compara o resultado das eleições de 2020 com pesquisas de intenção de voto a prefeito deste ano. O PT, por exemplo elegeu o prefeito em 3% das 100 maiores cidades em 2020. Agora, lidera pesquisas em 9,48% dessa fatia, alta de 216%. Já o PL ficou com 6% dos maiores municípios há quatro anos e, hoje, tem vitória projetada em 15,36% das principais cidades, avanço de 156%.
• TENDÊNCIAS. Entre outras siglas, a variação na mesma base comparativa foi menor ou negativa. Logo atrás do PL vem o União, com 35,7%. O restante tem menos pré-candidatos a prefeito líderes nas pesquisas do que prefeitos eleitos em 2020.
• VEJA BEM. A alavancagem oferecida pela polarização não significa, porém, um esmagamento do Centrão e da centro-direita. Apesar do fortalecimento do PT — que em 2020 ficou sem comandar nenhuma capital pela primeira vez — nesse recorte, em números absolutos a história é outra.
• VOTO A VOTO. Ainda de acordo com o levantamento, o PL está à frente das pesquisas em 13 das 100 maiores cidades do País. Depois da sigla vêm: MDB, com 11 candidatos a prefeito favoritos; PSDB, com 10; e, então, União e PT empatados com 8 cada. PSD tem 7. Outras legendas estão pulverizadas no restante dos municípios, dentro dos 100 maiores.