quarta-feira, 1 de junho de 2022

O movimento petista de base a a ousadia de reconstruir o PT no Maranhão



Mary Ferreira, professora e pesquisadora da UFMA.

Rafael Almeida, dirigente estadual petista.

Francisco Rogério de Sousa, dirigente estadual petista.

 

O Partido dos Trabalhadores é no atual contexto o Partido que se projeta no horizonte para mudar a conjuntura nacional. As pesquisas mostram Lula vencendo no 1º turno e com ele a certeza de retirar o Brasil da crise política e econômica, e mais do que isso, Lula renova as esperanças de milhões de brasileiros abandonados desde 2016, quando houve a ruptura da democracia promovida pelo golpe.

No Maranhão estamos vivendo novamente um momento de grande disputa com a iminência da realização do Encontro Estadual de Tática Eleitoral, que se realizará nos dias 04 e 05 de junho, quando iremos sacramentar o apoio às candidaturas de Carlos Brandão a Governador e de Flávio Dino a Senador. É importante destacar que no espaço das disputas do PT, existem apenas duas teses inscritas, e que elas defendem a mesma aliança com o PSB. A nossa divergência se encontra na imposição do nome a Vice-Governador, e essa divergência resvala para a imprensa com narrativas que nem sempre são verdadeiras.

O Movimento Petistas de Base tem posições claras desde quando se propôs a fazer o debate político em relação à nossa aliança com o PSB. Este movimento nasceu do descontentamento de como vinha sendo conduzido o processo de escolha do Vice. O movimento considerou desde o princípio que o Vice deveria ter capacidade de fazer os enfrentamentos sempre que necessário com o futuro governador, interferir e colaborar no Plano de Governo e se projetar para governar o Maranhão no próximo mandato.

Desses enfretamentos destacamos: a luta pela Reforma Agrária, a luta pela igualdade de gênero, a luta antirracista e ambientalista, a luta por emprego e renda, a luta da juventude e dos estudantes, a luta pela valorização da cultura maranhense. Todas estas lutas subentendem-se enfrentamentos com a elite, com o agronegócio, com os fundamentalistas que tentam interferir na condução do Estado, e que contribuem para que o Maranhão permaneça em patamares gritantes de desigualdades sociais, já que os indicadores refletem essa realidade que nos incomoda enquanto cidadãs e enquanto cidadãos conscientes, e nos move a tomar posição de buscar outros caminhos.

 Estamos falando justamente da construção de um projeto político que pode de fato dar protagonismo ao PT no Maranhão. É importante frisar que em 2026 o PT poderá governar de fato e de direito o estado, e construir uma reeleição. É a oportunidade de organizar nossa luta social, implementar um programa de governo com as características e as marcas do modo petista de governar

 O Movimento Petistas de Base se constitui de petistas históricos que residem em sua maioria no interior do Maranhão, que não se sentem contemplados no projeto apresentado pelo ex-governador, e ousam apresentar um candidato em que os petistas se sentem representados.

É justificável, portanto, que devamos indicar um petista que tem história e lastro político no PT. Temos a compreensão que o companheiro deputado ZÉ INÁCIO reúne as condições necessárias de representar o PT nesta aliança com o PSB, na condição de Vice-Governador.