segunda-feira, 18 de novembro de 2019

Dia da Consciência Negra - Canal Curta exibe filme sobre Abolição na quarta (20)

Em novembro, mês em que completa 7 anos, o Canal Curta! apresenta uma programação especial, destacando produções que debatem questões raciais e o passado escravocrata brasileiro. Entre elas, o documentário inédito “A Última Abolição”, de Alice Gomez, que estreia no Dia Nacional da Consciência Negra, 20 de novembro.
O Brasil foi o último país ocidental a decretar o fim da escravidão, e o filme aborda justamente o período que culminou na abolição: a ação dos movimentos abolicionistas, a resistência escrava, o papel das mulheres negras nesse contexto e as discussões que permeavam a elite da época. 

Embasado pelo depoimento de estudiosos sobre o tema, como os professores Amílcar Pereira (UFRJ), Giovana Xavier (UFRJ) e Ana Flávia Magalhães (UNB), o documentário também explora as consequências da Lei Áurea, logo após sua assinatura e na contemporaneidade brasileira. “A Última Abolição” é uma produção da Gávea Filmes viabilizada pelo Canal Curta! através do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA). A estreia é na Quarta do Cinema, dia 20/11, às 22h30.