A loja Santa Maria do bairro Jota Câmara, em São José de Ribamar, tem a conivência do Procon-MA na embromação da cliente. Maria do Amparo da Silva dos Santos comprou uma televisão na loja da rede em dezembro do ano passado. Poucos dias após a compra, a tevê de marca Philco apresentou problemas técnico.
A vendedora informal moradora do Panaquatira, com sacrifício, levou o aparelho para a loja com o intuito de trocar por um novo sem problemas. Rispidamente tratada pela gerente da loja, Maria do Amparo iniciava assim uma via crucis. Segundo a gerente mal educada, ela teria que levar o equipamento até a assistência técnica para resolver o problema da TV.
Assim fez. Recebeu um protocolo da assistência técnica fixando como prazo máximo de resolução do problema o período de 30 dias após a entrada. No mês de fevereiro, mais de 30 dias depois do recebimento do protocolo, procurou a assistência que demonstrou negligência com a compradora.
Mãe de três filhos menores, Maria do Amparo é cliente antiga da lojas Santa Maria. Tem seus carnês guardados das compras antigas. O mais novo dele, porém, é da compra da tevê que durante breve tempo esteve na sua casa.
Por conta disso, resolveu ingressar com uma reclamação no Procon-Ma. Recebeu um protocolo onde está informado que dentro de no máximo 30 dias as partes envolvidas na compra: loja; assistência e fabricantes seriam notificados. Cinco meses se passaram e nada. Foi então que Maria do Amparo resolveu procurar novamente o Procon-MA. Lá foi informada peremptoriamente qu o órgão é responsável apenas pelo encaminhamento, que as questões dos danos causados ao comprador cabe à Justiça.
Enquanto isso, ela segue pagando o carnê...e o Procon-MA, Santa Maria e Philco fazendo propaganda enganosa.