O presidente da Associação Maranhense de Blocos Carnavalescos, Brasa Santana, apresentou nesta segunda-feira, 6, à secretária de Estado da Cultura, Olga Simão, o projeto das agremiações para o carnaval de 2014.
Pela proposta financeira apresentada pela AMBC, o patrocínio oficial do governo do estado aos blocos deverá ser majorado em 40% em relação ao valor transferido aos blocos tradicionais no ano passado. Em dois anos, a inflação medida pelo índice nacional de preço ao consumidor amplo somou 11,47%.
Segue o projeto, solicitando à Secretaria de Estado da Cultura que parte do cachê pago às agremiações carnavalescas, exatamente 50% do total, deverá ser repassado ainda no mês de janeiro. O carnaval deste ano acontece em março.
Brasa, agora bacharel em direito, barganha confiante na repercussão do carnaval no ano eleitoral. Batuta o coro de muitos carnavalescos e "donos" de agremiações que pra botar o bloco na rua espicha o olho pra urna. Como que apontando para o candidato o caminho da vitória. Em segundo plano vem o carnaval com os ingredientes essenciais: alegria e segurança.
Sobre esse último item, periclitante no Maranhão, na audiência pública realizada na Câmara Municipal de São Luís sobre o carnaval em São Luís, não faltaram vozes destoantes da redução da capacidade da arquibancada. Tem-se então uma noção do nível de fantasia dos atuais fazedores do carnaval e seu envolvimento com próprios negócios.