sábado, 2 de novembro de 2013

Assim é se lhe parece - JORGE BASTOS MORENO

    Eterna intocável o mal-estar sofrido por Ulysses depois de uma discussão violenta com Sarney, no Alvorada, em defesa da Constituinte. Ulysses saiu de lá direto para o hospital, onde foi diagnosticada uma isquemia.
    Dias depois Ulysses se submeteu a uma angioplastia.
    A culpa não fora toda de Sarney. O deputado tinha uma obstrução de 95% nas artérias.
    Vinte e seis anos depois do ocorrido quebro agora o compromisso com a fonte por considerar prescrito o juramento de silêncio. E o faço por conta da declaração de Lula de que Sarney e Ulysses tiveram o mesmo papel na Constituinte.
    Como, para chaleirar Sarney, Lula tenta mudar a história, o fato aqui relatado pode ser usado pelo petista a favor do senador Sarney. Poderia argumentar, por exemplo, que a briga do Alvorada serviu de prova de esteira para levar o relapso Ulysses  a se tratar, evitando o pior.
Assim, além da Constituinte, Ulysses deveria Sarney sua própria vida.
Dono da História
    Já que o próprio Ulysses lembrava que a história é "incensurável" é preciso reconhecer que os embates dele com Sarney na Constituinte não anulam a história imensa da democracia ao ex-presidente. Sem a paciência, a compreensão e a sabedoria do Sarney, talvez hoje a situação fosse diferente.
    Há que se respeitar também o que o senador Sarney faz hoje com a biografia do ex-presidente Sarney.Se ele a construiu, tem o direito de destruí-la.
E tem feito isso com a maior competência.
De O Globo