Moradores do Panaquatira e outros bairros da região do litoral de São José de Ribamar interceptaram vias de acesso à praia em pelo menos cinco pontos. Por volta das nove da manhã o movimento teve início próximo ao bairro Mutirão e do Mercado Municipal do Jota Câmara. Eles reclamam contra o péssimo estado de conservação da principal pista e transversais, melhores condições de saúde e educação.
Segundo informavam a mobilização foi articulada pelo ex-gari conhecido como Silas. Ele esteve acompanhando durante parte da manhã a interceptação no acesso à praia de Panaquatira em pelo menos dois pontos.
Os moradores reclamam que a prefeitura na gestão de Gil Cutrim (que ganhou o apelido de Gil Cupim) não realizou uma operação tapa-buracos na rodovia. Sobre a saúde reivindicam a disponibilidade de uma ambulância, já que a única estacionada em frente ao posto de saúde está impedida de atender pacientes que não sejam gestantes. Na educação, exigem que a prefeitura instale uma unidade de ensino do ensino médio. A única escola do Panaquatira oferece apenas o ensino fundamental.
Até o meio-dia não havia aparecido nenhum integrante da equipe de governo para conversar com os manifestantes. Algumas pessoas da comunidade condenaram o movimento. Turistas que pretenderam ir à praia ficaram no meio do caminho. Moradores que se utilizam de vans, tiveram que empreender o resto do caminho até em casa à pé.