sexta-feira, 12 de julho de 2013

Euclides Moreira Neto leva Func à lona

Circo Nelson Brito com a lona no chão e o VLT ao fundo
   O cineasta  Euclides Moreira Neto emaranha a devolução da lona do circo da cidade à Fundação Municipal de Cultura. Por enquanto, vai vencendo pelo cansaço. Ex-presidente da Func, o professor da Universidade Federal do Maranhão adquiriu a lona no final do governo João Castelo (PSDB) como prefeito de São Luís quando pretendeu mudar o circo de endereço armando-o na área da Praça Maria Aragão.  Com um pequeno detalhe: a compra foi realizada em nome do Instituto Guarnicê de Arte e Cultura do Maranhão.
Fachada do antigo Circo da Cidade no Aterro do Bacanga

    O tal instituto fez a devolução da lona à Func não efetivando-a na medida em que deixou de entregar a nota fiscal. O documento atesta o valor e forma de pagamento do objeto da compra, no caso a lona.

    Diante da reação da classe artística provocada pela militância do PSTU a prefeitura, ainda na gestão João Castelo,a Func voltou a armar a lona do Circo Nelson Brito no Aterro do Bacanga. Desde que voltou às origens passou a servir de abrigo de desocupados, viciados e cães vadios.
    O atual presidente da Func, Francisco Gonçalves, repensa o projeto do circo idealizado para ser itinerante. A utilização de conteiners se adequaria às exigências da Superintendência do Patrimônio da União e Superintendência do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional para utilização do espaço no Aterro.
Logomarca do instituto criado por Euclides Moreira Neto

    O cineasta Murilo Santos, que figura entre os idealizados do Instituto Guarnicê, desconhece a transação sobre a compra da lona do Circo Nelson Brito. Criado para viabilizar o festival de cinema Guarnicê o instituto tem um leque de atuação que contempla uma gama de expressões. Durante o período em que esteve na Func, um primo do professor Euclides Moreira Neto respondeu pela entidade cultural.