São Luís deverá perder mais turistas a partir do mês julho, quando o Aeroporto Internacional de Parnaíba (PI) passar a recer vôo regional da empresa Passaredo com rota Fortaleza-Terezina- Parnaíba - Fortaleza.
Com o aeroporto Cunha Machado com previsão de prolongar ainda mais as obras iniciadas em março de 2011, São Luís será substituída da rota turística com terminais com melhor estrutura pelas operadoras do trade. As tendas no terminal devem permanecer até 28 de agosto,prazo determinado pela Justiça Federal para que a EP Engenharia conclua as obras, sob pena de pagamento de multa de R$ 60 mil por dia de atraso. A Infraero anuncia para em seguida obras de ampliação no Cunha Machado.
O anúncio do início de operação da Passaredo foi feito pelo senador Wellington Dias (PT-PI) no início desta semana. “Localizado em uma área privilegiada, entre os municípios de Camocim e Jericoacoara, ambos no Ceará, o Delta do Rio Parnaíba, no Piauí, e os Lençóis Maranhenses no Maranhão, esse aeroporto é a porta de entrada para uma região em que o turismo tende a crescer e muito”, destacou o senador Piauiense.
O aeroporto de Parnaíba está localizado no litoral piauiense no município de Parnaíba, a 350 km de Teresina, e pode operar vôos regionais, nacionais, além de receber vôos charters internacionais.
Wellington aposta no incentivo a aviação regional para levar mais desenvolvimento para o interior do Piauí. Incentivos fiscais com alíquota zero de tributos estaduais e federais para compra de aeronaves destas rotas. Também propõe redução nas alíquotas de ICMS de combustível e do ISS pelos municípios. Na última década houve redução do número de aeroportos no país. Dos 420 existentes a Infraero mantém em operação apenas 120.