Um documento subscrito pelo grupo político formado pelo deputado estadual Carlinhos Amorim (PDT), o ex vice-governador Luiz Carlos Porto (PPS), o vereador Edmilson Sanches (PCdoB), Adalberto Franklin (PT) , Kleber Miranda e Neudson Claudino (PSB) deve ser divulgado nesta terça-feira norteando a disputa eleitoral de Imperatriz.
O grupo esteve reunido na sexta-feira passada na cidade, segundo maior colégio eleitoral do estado, dirigido atualmente pelo prefeito tucano Sebastião Madeira que deve disputar a reeleição.
O vice-prefeito Jean Carlos (PDT) de Imperatriz pertencente ao grupo adversário a Igor Lago. Carlinho Amorim está alinhado aos históricos que defendem candidatura própria em colégios eleitorais onde o partido encontro possibilidade de disputa. Em Imperatiz o partido é reconhecido pelo eleitorado nma figura do ex-governador Jackson Lago, que nas eleições de 2006 e 2010 derrotou fragorosamente a governadora Roseana Sarney.
No cenário nacional a aproximação do PDT com os tucanos é orientada por São Paulo. Em São Luís o grupo que atualmente dirige o partido tem um pé na administração Castelo, embora os históricos e adversários juram que os convites são pessoais, sem aprovação das instâncias partidárias. Em Imperatriz a alainça com o PSDB é institucional, mas tende a se romper, colocada a candidatura do deputado Carlinhos Amorim.
Carlinhos Amorim, Adalberto Franklin e Edmilson Sanches aparecem como favoritos entre os eleitores como sucessores de Madeira. Juntos os partidos aliados contam com grande espaço na propaganda de rádio e televisão. A eles devem se juntar ainda o PRB do deputado federal Davi Alves Silva Filho (PR). Com grande representatividade no movimento sindical rural, José Ribamar Cunha, aparece também como opção de candidatura do PR.
Do lado do PMDB três nomes aparecem: o ex-prefeito Ildon Marques, o presidente do diretório municipal do partido, Antonio Leite, e o vice-presidente do diretório, Roberto Cassimiro Dias. Ildon deve ser o candidato.