quarta-feira, 19 de junho de 2019

Conselho cultural da Madre Deus cancela arraial por falta de apoio

O secretário Diego Galdino e o pessoal do movimento cultural da Madre Deus
O Conselho Conselho Cultural Comunitário da Madre Deus distribui na segunda-feira (17) nota de repúdio contra o Governo do Estado por ter sido o bairro excluído da programação oficial do projeto São João 2019. Segundo a direção do conselho, em reunião ocorrida em maio deste ano ficou acertado com a secretária adjunta de Secretaria de Estado da Cultura, Vanessa Leite, que o bairro ganharia um arraial no programa São João nos Bairros.

Na mesma reunião, os novos diretores do conselho acertaram que haveria a oficialização do pedido. Neste sentido foi protocolado ofício em 10 de maio de 2019. No documento foi solicitado o apoio na estrutura de som, palco e luz, e as demandas decorrentes do evento como segurança e banheiros durante o período da programação que seria desenvolvida entre os dias 26 e 28 de junho, das 18 às 23 horas. 

Ainda no documento, a direção do Conselho Cultural da Madre Deus indicava as brincadeiras do bairro como forma de desenvolver a política de valorização dos grupos integrantes da entidade. De acordo com a nota, a exclusão do bairro nem mesmo chegou a ser comunicada oficialmente pela Secretaria de Estado de Comunicação. 

"Somente após vir a público a programação oficial do São João dos Bairros é que a diretoria procurou a Secretaria de Estado da Cultura para saber os motivos que deixaram de fora o bairro. As explicações apresentadas foram justificadas pela limitação dos recursos", afirma a diretoria na nota. 

A diretoria do conselho critica ainda a falta de transparência na aplicação dos recursos públicos pela Secretaria de Estado da Cultura na realização do São joão. O pessoal da Madre Deus afirma que o custo da programação de São João só é acessível por meio do Portal da Transparência que não é amigável para pessoas com pouco habilidade em navegar na internet em busca de informações emaranhadas.

Sem saída, a direção do conselho decidiu cancelar o arraial da Madre Deus. A Madre Deus é referência da cultura em São Luís. No bairro está localizada a capela de São Pedro, onde acontece o ponto culminante do período e ponto de partida da procissão dedicada ao santo padroeiro dos pescadores e dos festejos. O São João do Maranhão há pelo menos quatro anos vem sendo realizado com patrocínio de empresas beneficiadas com a utilização da Lei de Incentivo à Cultura.