quinta-feira, 23 de maio de 2019

Entidades consideram Gastão Vieira inimigo da Educação Pública e dos professores do Brasil

   
O suplente de deputado federal, Gastão Vieira (PROS) defendeu a retenção dos recursos para  educação promovido pelo presidente Jair Bolsonaro. Foi durante um embate na Comissão de Educação com os dirigentes do movimento sindical da educação. Por conta do atrito, a Frente Norte/Nordeste em defesa dos recursos dos precatórios do Fundeb, pediram que Gastão renuncie ao mandato.

    "Com que dinheiro nós vamos pagar a conta? O país está quebrado. Ou o presidente contingencia ou ele perde o mandato", disse Gastão Vieira que ameaçou deixar o debate após bate boca com professor durante a audiência pública. O deputado do PROS denominou como "equívoco" a criação do Piso Nacional da Educação e O Plano Nacional de Educação. Segundo ele, impuseram aos estados, despesas insuportáveis.

    Em nota, a movimento manifestou sua indignação com a postura do deputado maranhense. A trajetória política do político maranhense é ressaltada: Passou quase 30 anos filiado ao PMDB (desde 1980) com rápida passagem pelo PSC. Em 1985 se aproximou de José Sarney à época presidente da República; sendo secretário de Planejamento do Estado do Maranhão de 1991 – 1994 no mandato do governador Edson Lobão; Em 1994 a 1999 foi secretário de Educação do Maranhão no mandato de Roseana Sarney; Ministro de Turismo do governo Dilma Roussef; e presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – FNDE, também no governo Dilma, em 2016.


Confira a íntegra da nota aqui