segunda-feira, 29 de outubro de 2018

Primeiro discurso de Bolsonaro após eleição

Boa noite!
Ao meu lado a senhora Angela, professora de libras, e minha esposa Michelle, pessoa que nos momentos de alegria e de tristeza sempre esteve ao meu lado.
Eu quero nesse momento agradecer a Deus pela oportunidade e, mais ainda, agradecer a Deus, que pela mãos de médicos, enfermeiros e demais profissionais de saúde da Santa Casa de Juiz de Fora1 e do Hospital Albert Einstein, em São Paulo, operaram um verdadeiro milagre, mantendo a minha vida, num momento em que jamais poderia esperar, mas que, graças a Deus, repito, foi superado. Com toda certeza, ele reservou algo para mim e para todos nós aqui no Brasil.

1) Bolsonaro levou uma facada no início de setembro

Esse primeiro contato meu, via live, deve-se ao respeito, à consideração e à confiança que tenho pelo povo brasileiro. Também só cheguei aqui, porque vocês, internautas, povo brasileiro, realmente, vocês acreditaram em mim.
Desde o começo há quatro anos, nessa mesa, quando decidi sozinho disputar a Presidência, sabia de todas as dificuldades que teria pela frente. Mas, com 59 de idade à época, não poderia pensar apenas em mim. Disputar mais um mandato de deputado de federal, com toda certeza sendo o mais votado do Rio, ou até mesmo me elegendo senador da República. Depois dos 60, essa vontade se fez cada vez mais presente. Não por obsessão, não por querer ocupar a cadeira presidencial por um motivo pessoal. Ocupá-la sim, para que juntamente com uma boa equipe, boas pessoas ao meu lado, nós pudéssemos ter, sim, mais que esperança, mas a certeza de mudar o destino do Brasil.
Fizemos uma campanha não diferente dos outros, mas como deveria ser feita. Afinal de contas, a nossa bandeira, o nosso slogan eu fui buscar naquilo que muitos chamam de caixa de ferramenta para consertar o homem e a mulher, que é a Bíblia Sagrada. Fomos em João 8:32 "e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará"2.

2) Trecho da Bíblia que Bolsonaro transformou em um dos motes de sua campanha

Nós temos que nos acostumar a conviver com a verdade. Não existe outro caminho, se quisermos a paz e a prosperidade. A verdade tem que começar a valer dentro dos lares. Até o ponto mais alto que é a Presidência da República.
O povo mais que o dever tem o direito de saber o que acontece no seu país. Graças a Deus, essa verdade o povo entendeu perfeitamente. Alguém sem um grande partido, sem fundo partidário, com a grande parte da grande mídia o tempo todo criticando, colocando-me numa situação muitas vezes próxima a uma situação vexatória.
Aquilo que falava a meu respeito e passou a acreditar na gente e passou a ser, sim, integrante de um grande exército, que sabia para onde o Brasil estava marchando, e clamava por mudanças. Não poderíamos mais continuar flertando com o socialismo, com o comunismo e com o populismo, e com o extremismo da esquerda3. Todos nós sabíamos para onde o Brasil estava... [corte]

3) Única referência feita pelo presidente eleito a seu adversário na campanha, o PT

Nós fomos declarados vencedores desse pleito. E o que eu mais quero é, seguindo ensinamentos de Deus, ao lado da Constituição brasileira, me inspirando em grandes líderes mundiais e com uma boa assessoria técnica e profissional ao seu lado, isenta de indicações políticas de praxe, começar a fazer um governo a partir do ano que vem que possa realmente colocar o nosso Brasil num lugar de destaque. Temos tudo, tudo, para sermos uma grande nação. E se essa for a vontade... [corte]
Temos condições de governabilidade, dado os contatos que fizemos ao longo dos últimos anos com parlamentares. Todos os compromissos assumidos serão cumpridos, com as mais variadas bancadas4, com o povo em cada local do Brasil em que estive presente. E, fazendo um pequeno aparte: nada mais gratificante do que quando estive em Manacapuru, no coração do Amazonas, conversando com pessoas simples, mas que tinham sede de conhecer a verdade e de conversar com alguém que realmente os tratava com o devido respeito e consideração.

4) Com 52 deputados, o partido de Bolsonaro elegeu a segunda maior bancada da nova Câmara, mas ele precisará de aliados para aprovar reformas

Indo para o encerramento: meu muito obrigado a todos vocês, pelo apoio, pela consideração, pelas orações e pela confiança. Vamos juntos, juntos mudar o destino do Brasil. Sabíamos para onde estávamos indo, agora sabemos para onde queremos ir5. Meu querido povo brasileiro, meu muito obrigado pela confiança e, no momento, peço a Deus mais uma... [corte] mais uma vez coragem para bem decidir o futuro. [corte]

5) Bolsonaro se refere à derrota da esquerda e à ascensão da direita, que ele representa

Estou muito feliz. Em missão não se escolhe, nem se discute, se cumpre. Nós, juntos, cumpriremos a missão de resgatar o nosso Brasil6. Um forte abraço a todos e fiquem com Deus.

6) Única referência ao passado militar de Bolsonaro, que é capitão reformado do Exército