sábado, 8 de setembro de 2018

São Luís, um nome na versão da história

Versão 1

     São Luís é forçoso repetir, tanto quanto St Louis, do antigo território cedido pela França aos Estados Unidos, é homenagem de lembrança ao rei Luiz IX, casado com Margarida de Proença, nascida em Poissy em abril de 1214, vindo a morrer nas proximidades de Tunis em agosto de 1270. 

     Passou a existência no período agitado da constituição da nacionalidade e da organização do território francês. Piedoso, Luís recebeu a cruz para participar das Cruzadas que só veio a fazê lo, quando sobreveio uma pausa na disputa entre o Papado e Imperador Frederico II.

Versão 2


    Em três embarcações com ente e provisões que que não permitiriam enfrentar forte oposição, fazem via em ora penosa, ora tranquila , arribando a terra onde se celebrou a primeira missa em 12 de agosto de 1612, no luar em que se ergueria da pronto o Forte São Luís.

     Franceses e indígenas, lado a lado, entregam-se ao labor de erigir a fortificação, além de casas primitivas e uma capela com residência, tudo em madeira, chamando a este último conjunto de Convento de São Francisco.

     A fundação solene e oficial da província procede em 8 de setembro. Além de missa, faz-se solene procissão, cantando se a cruz abençoada, que passa a ser adotada pelos presentes, incluindo se o silvícolas, que  certamente por curiosidade ou espírito ingênuo, apenas imitavam o que viam os brancos fazer.

 Como de hábito em época remota, promoveu se um Te deum laudamus, tendo o forte recebido o nome do santo "em homenagem a Luiz XIII. Funda se a França Equinocial, que se estendia em 50 léguas para o norte e 50 para o sul da fortaleza.