quarta-feira, 23 de abril de 2014

Dia do Choro é comemorado em São Luís - MA


    Nesta quarta-feira, dia 23 de abril, o Brasil comemora o Dia Nacional do Choro. Esta data foi instituída em 2000 para eternizar o músico Pixinguinha, nascido há exatamente 117 anos, em 23 de abril de 1897.
    O aniversário do inventor do gênero musical choro tal como o conhecemos hoje, será celebrado com uma série de homenagens em várias cidades do país.
    Na Associação Atlética Banco do Brasil - AABB (Calhau), em São Luís (MA), a Escola de Música do Estado do Maranhão Lilah Lisboa de Araújo realizará evento comemorativo ao gênero, às 19h, com entrada franca. O anfitrião será o grupo Instrumental Pixinguinha, que fará a abertura. Depois dele, as apresentações serão aleatórias, conforme a chegada dos grupos. Já estão confirmados os grupos Um a Zero, Os Companheiros, Tira-Teima e Brasileirar, mas o palco estrá aberto a outros grupos que quiserem participar da festa.
Além da apresentação dos grupos, a noite será marcada por homenagens ao violinista João Pedro Borges, entre elas o lançamento do livro João Pedro Borges: violonista por excelência, de autoria de Wilson Marques, dentro da série Perfis Maranhenses. João Pedro Borges também fará participação especial no evento que está em sua terceira edição. 
   
O violonista maranhense João Pedro Borges
O
 estado de Sergipe foi entre os primeiros a começar a prestar homenagens ao músico neste ano: no sábado passado, dia 19, a Secretaria Municipal da Indústria, Comércio e Turismo (Semict) realizou a terceira edição do Projeto Pôr do Sol de Aracaju. Os sucessos do Pixinguinha foram tocados pelo músico Odir Kaio.
    E o buscador online Google imaginou um doodle (animação temática que aparece na sua página principal) dedicado ao músico.
    Alfredo da Rocha Vianna Filho, conhecido como Pixinguinha, nasceu no Rio de Janeiro em 23 de abril de 1897 e morreu na mesma cidade em 17 de fevereiro de 1973. Integrou vários grupos que se tornaram célebres, inclusive Caxangá e Oito Batutas. Entre os sucessos mais indispensáveis do Pixinguinha, que passaram a definir a imagem do choro contemporâneo, são “Carinhoso”, “Lamentos”, “Rosa”.
    Além disso, nesta quarta-feira, um clube moscovita comemora o Dia do Choro com um concerto. São o conjunto russo Bairro do Sol, que toca música brasileira, e o brasileiro Dois por Quatro.
Leia mais: 

.