quarta-feira, 21 de março de 2012

A luta pela igualdade deve continuar


Por Sílvio Bembem
    Dia 21 de Março - Dia Internacional contra a Discriminação Racial. Aproveito para repudiar um ato de racismo: o fato aconteceu no dia 12 de março deste ano em São Luís. É triste, muito triste o ato de racismo contra uma estudante negra em função da sua raça e do seu cabelo, na Escola: Estado do Pará, no bairro da Liberdade em São Luís. Se isso aconteceu na cidade de São Luís/Maranhão local onde a maioria da sua população negra e em um bairro considerado negro e quilombola. O que não estará acontecendo agora em outros Estados do país ou bairro em que os n egros é negra, e no bairro da Liberdade considerado um quilombo urbano por sua grande concentração de negros quilombolas; o que não estará acontecendo neste momento em outras cidades do país e do mundo em que os negros (as) são minorias. É grave! E devemos denunicar sempre.
    Tenho dito que o RACISMO é um grande entrave para ascensão da população negra no mundo. E penso que, só o fato de nós negros burscarmos uma boa educação não resolve. É preciso que os racistas sejam também educados para superar a cultura do racismo, fruto do processo de escravidão dos negros em vários países. E como dizia o professor Milton Santos “Ser negro no Brasil é, pois, com frequência, ser objeto de um olhar enviesado. A chamada boa sociedade parece considerar que há um lugar predeterminado, lá embaixo, para os negros e assim tranquilamente se comporta. Logo, tanto é incômodo haver permanecido na base da pirâmide social quanto haver subido na vida”.
   Penso ser preciso respeitar as pessoas como elas são, ou melhor, respeitar a liberdade do outro. Por isso, a nossa luta pela igualdade deve continuar.
*Sílvio Bembem é administrador, especialista em Sociologia das Interpretações do Maranhão (UEMA), foi Secretário-Adjunto de Estado da Igualdade Racial do Maranhão (2007-2009) é mestrando do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais e Política da PUC/SP, e bolsista do Programa Internacional de Pós-Graduação da Fundação Ford.