Há 26 anos o cantor Gabriel Melônio já era puxador oficial da GRECS Turma do Quinto. Com patrocínio da Gráfica São Luís, Gabriel registrou o samba-enredo da escola de 1986, "Ali Babão e o 7 ladrão", em compacto simples. O samba de Marcos Duailibe, Henrique Duailibe, Wellington Reis, Gari do Cavado e Ivaldo Ewerton, é o Lago A do CS 992130-7. Do Lado B do disco foi registrado "Silêncio", de Cristóvão Alô Brasil, com o refrão "Da vila pra cidade", de Caboclinho. Ambos da ala de compositores da escola da Madre deus, em São Luís .
"Ali Babão e os 7 ladrão"
Quem quer comprar
quem vai querer
temos sete vezes sete
maravilhas pra vender
Sete cores de um arco-íris luminoso
sete letras que escrevem nossa ilha
sete vezes como conta de mentiroso
temos sete maravilhas
E na verdade da ilusão
se varre o lixo com ironia
quando aparece ali Babão
no reino da fantasia
Abra-te Sésamo
abre o envelope
pois na hora que se julga
se prapara mais um golpe
Hoje tem marmelada?
claro que tem!
hoje tem futebol?
claro que tem!
e o palhaço que é afinal?
é um ladrão do carnaval!
Mas na vida nem tudo é carnaval
na avenida o "Quinto" é imortal
quem pensa fácil ao povo enganar
Quinto é povo, povo é Quinto
grito em qualquer lugar.
História do Quinto
A Turma do Quinto nasceu como bloco carnavalescom em 1940 do desafio entre jovens carnavalescos e a senhora Neide Carvalho. O nome da escola é uma alusão ao 5º Batalhão Naval, sediado em São Luís do Maranhão. Alexandre Buchecha, Nazinho, Benedito Cabeça,Luiz Cigarro, Cacaraí, Faz Chorar, Camões, Lousa, Mundico Garcez, Euzébio,Zé de Julieta,Ubiratan, Orfila Nogueira,Marciano Passo, Nilo, Sapinho, Segunda-feira, Luno Barrão, Virador,Careca, Gildo, Caraolho,Antonio Lenhud, Benedito Cabeça e Nazinho são os vinte notáveis fundadores.
Em 1981 ganhou a denominação jurídica de Sociedade Recreativa e Cultural Escola de Samba Turma do Quinto. Entre os presidentes ficaram na história Anacleto neves (seu Nazinho-18 anos presidente), Natanael Barata,Mãe Bibica (cuja casa sediou a escola), Hermanegildo Tibúrcio da Silva (Tabaco), José Evaristo Carvalho (Zé Toinho), Domingos Olegário, Lílio Estrela de Sá (Guêga), Gersinho Silva, Nelson Costa, Antonio Dantas Neto, Ribeiro neto, Toinho Crezo, Benedito Viana, Alex Sandro Leleco.