Páginas

quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Estado produz peça publicitária com nome de rua errado para comemorar 400 anos de São Luís



    Faltando 31 dias para o aniversário dos 400 anos de São Luís, spot de rádio de comemoração à data produzido pela Secretaria de Comunicação do Estado do Maranhão, aponta existência da Rua Por do Sol na cidade. Segundo a peça publicitária com inúmeras inserções nás emissoras de rádio AM e FM do Sistema Mirante de Comunicação, o endereço Rua Por do Sol seria o local onde o escritor Aluísio Azevedo escreveu o romance O Mulato.
    Na verdade o endereço é na rua do Sol. Segundo registra Carlos de Lima em "Caminhos de São Luís", a Rua do Sol , desde os primeiros tempos da colonização, surgiu como um dos três caminhos grandes por onde se alongou a cidade. Continuação da rua de Nazaré, começa na Praça João Lisboa e termina na rua do Veado (Celso Magalhães).
    Em 1906, o Conselho Municipal mudou-lhe o nome para rua Nina Rodrigues, em homenagem ao cientista Nina Rodrigues que estabeleceu consultório no número 45 da rua do Sol. Recém-formado pela Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro e catedrático em Medicina Legal pela Faculdade da Bahia, Nina Rodrigues dedicou-se ao estudo do regime alimentar no Nordeste. Como resultado da pesquisa publicou trabalho científico sobre o valor alimentício da farinha de mandioca. Ganhou com isso o apelido de "Dr. Farinha Seca". Injuriado, Nina Rodrigues voltou à Bahia.
    O endereço citado pela peça publicitária é a meia-morada de nº 567 onde Aluízio Azevedo deu o start da escola naturalista no Brasil.